Hinos

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Terremoto sacode Fukushima, mas não causa danos em usina nuclear

Um tremor de 5,3 graus de magnitude abalou nesta quinta-feira (20) a região de Fukushima, no nordeste do Japão, onde fica a usina nuclear atingida pelo terremoto e tsunami de 2011.
A Agência Meteorológica do Japão não ativou o alerta de tsunami pelo terremoto e a proprietária da central nuclear, Tokyo Electric Power (Tepco), não informou, por enquanto, sobre anomalias e mudanças nas leituras dos níveis de radiação na usina e em seus arredores, segundo a emissora pública 'NHK'.
As autoridades japonesas também não informaram sobre danos em edifícios e na infraestrutura da região.
O terremoto aconteceu às 10h51 locais (23h51 de Brasília de quarta-feira) e seu epicentro foi localizado no mar, a 40 quilômetros de profundidade e a cerca de 50 quilômetros ao leste da cidade de Tomioka, onde fica a usina de Fukushima, de acordo com os dados da Agência Meteorológica do Japão.
O terremoto alcançou intensidade 4 na escala japonesa, que vai até 7 graus e se concentra mais nas áreas afetadas do que na intensidade do tremor, nas localidades de Tomioka e Iwaki, ambas em Fukushima.
No dia 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9 gerou um tsunami que arrasou o nordeste do Japão e deixou mais de 18 mil mortos e desaparecidos. Além disso, provocou na usina de Fukushima o pior acidente nuclear da história desde Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês) também identificou o tremor, medido em magnitude 5,4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário