Hinos

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A palavra "sargento" deriva do Latim "sevientes" .

Sargento é um grupo de patentes . Existe na maioria das forças armadas e em algumas forças de segurança.
Conforme o país, as patentes de sargento podem estar integradas à categoria das Praças , ou então constituírem uma categoria específica designada "sargentos", "Suboficiais", "Oficiais Inferiores" ou "Oficiais Não Comissionados". Existem, normalmente, várias patentes de sargento, cada uma das quais correspondendo a diferentes graus de experiência profissional e de responsabilidade.
As patentes de sargento existem em quase todas as forças terrestres e aéreas. Muitas forças navais, no entanto, utilizam termos alternativos para patentes correspondentes, como "mestre" ou "pequeno oficial".
Em Portugal, na década de 1990, a carreira de sargento foi reformulada: o número de patentes foi aumentado (várias novas foram criadas) e o padrão remuneratório das patentes mais elevadas também foi aumentado. Por exemplo: um sargento-mor (patente mais elevada dos sargentos) aufere um vencimento idêntico ao previsto para a patente de Capitão.
No Brasil, as diferentes patentes são agrupadas em dois grandes grupos: oficiais e sargentos. As patentes de oficial são denominadas "postos". As patentes de sargento são denominadas "graduações".
Já em Portugal, cada patente é um "posto" -- independentemente de o militar ser soldado, cabo, sargento, suboficial ou oficial—e, quando o militar ascende a um posto superior, diz-se que ele ascendeu a um posto de graduação (hierárquica) superior.
As responsabilidades dos sargentos diferem de instituição militar para instituição militar. Por exemplo, podem ser responsáveis pela chefia de uma fração, constituída por 9 a 13 militares, ou ser responsáveis pela função de adjunto ao comando de um pelotão com 30 a 50 militares. Em algumas instituições militares, os sargentos têm apenas responsabilidades administrativas e de instrução de soldados. Em outras, porém, podem assumir responsabilidades de comando em combate.
Na maioria das instituições militares existe uma subcategoria superior de sargentos, com responsabilidades do nível de comando ou de estado-maior de unidades e subunidades de escalão superior ao de companhia. Essa subcategoria pode ter um ou mais postos, com designações tão variadas como "sargento-mor", "sargento-ajudante", "subtenente", "suboficial", "oficial mandatado", "major", "ajudante", "marechal", entre outras. Os sargentos superiores podem, por vezes, assumir responsabilidades semelhantes à de oficiais, como por exemplo o comando de pelotões e de patrulhas.


Insígnias e distintivos de sargento, em vários países       Sargentos subalternos

 

A palavra "sargento" deriva do Latim "sevientes" (aquele que serve ou que auxilia). O termo era usado, na Idade Média, para designar os guerreiros profissionais que não tinham estatuto de cavaleiro, sobretudo nas ordens militares.

 Atualmente, o ingresso para os cursos de formação de oficiais e de sargentos ocorre mediante concurso público nacional, ou ainda por indicação do Comandante da Força Armada interessada, desde que com a aquiescência do Ministro da Defesa . De modo geral, no Exército e na Aeronáutica os centros de formação de sargentos são denominados "escolas" , enquanto que os centros de formação de oficiais são denominados "academias"  . A exceção a esta regra geral costuma ser a Marinha .

 A Escola de Sargentos das Armas possui a seguinte frase-símbolo, conhecida em todo o Exército Brasileiro e perenizada na sacada do pavilhão de comando: Sargento: elo fundamental entre o Comando e a Tropa.
Para se poder chegar até o posto de Capitão, o Sargento do Exército Brasileiro deve fazer um curso de Aperfeiçoamento na Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos (EASA), em Cruz Alta - RS.
Distintivos de Sargento do Exército Brasileiro
 


Aos sargentos, de acordo com as respectivas armas e serviços, incumbe, genericamente, o exercício de funções nos comandos, forças, unidades, serviços e organismos do ramo das Forças Armadas (FA) a que pertencem e em forças conjuntas ou combinadas e quartéis-generais dos respectivos comandos, bem como na estrutura de outros organismos e departamentos, nacionais e internacionais, exteriores ao ramo das FA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário