Hinos

sábado, 14 de fevereiro de 2015

RIO DE JANEIRO: Polícia Militar muda acesso e, agora, soldado pode chegar a oficial


É como fazer uma revolução sem usar armas. Reivindicação antiga entre especialistas em segurança pública, a possibilidade de que praças e soldados cheguem a oficiais na Polícia Militar do Rio de Janeiro vai se transformar em realidade este ano.
A medida, na fase final de elaboração pelo Estado-Maior da corporação, permitirá, por exemplo, que um soldado, caso estude e se especialize durante sua carreira, chegue a coronel e até a comandante-geral da PM. Hoje, o máximo a que se pode chegar, quando se entra como aspirante, é a sargento ou oficial de segunda linha.
“A carreira fica mais atrativa e a polícia aproveitará seus melhores quadros”, disse o chefe do Estado-Maior, coronel Robson Rodrigues — que se tivesse entrado na PM como praça, não teria chance de chegar ao cargo que ocupa. “Teremos apenas um concurso, uma única entrada, ao contrário de hoje, em que existem dois separando praças e oficiais.”
Pela novo estatuto, que precisa ser aprovado pela Alerj, todos terão de passar pela mesma porta de entrada. Aprovados, fazem um curso básico de 27 semanas. Depois, podem optar pelo curso de oficial. “Será um curso de tecnólogo feito no Ensino à Distância (EAD), reconhecido pelo Ministério da Educação e com provas presenciais, coisa que hoje não acontece com quem se forma oficial”, continua Robson. “O policial terá mais atrativos, terá de se especializar e ganhará mais conhecimento.” 


Segundo o policial, o concurso para oficial da PM, que aconteceria este ano, já foi suspenso para se adaptar às novas regras.
Diretora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), da Universidade Candido Mendes, a doutora em Ciência Social Sílvia Ramos classificou a medida como “revolucionária.” Para ela, a reformulação na estrutura da Polícia Militar do Rio mudará os parâmetros de segurança pública do país, e tende a se espalhar por todos os estados.
“É uma reivindicação antiga. Hoje, temos duas polícias dentro da PM: a dos oficiais e a dos praças”, afirma. “É muito importante que isso comece pela polícia do Rio, até pelo simbolismo.”
Ela usa o exemplo da carreira policial nos Estados Unidos para defender a medida, e lembra que o mesmo acontece na Inglaterra. “Nos EUA, o chefe de polícia, um dia, dirigiu o carro como praça. Isso é fundamental para tornar a carreira atrativa e evitar esta separação atual, em que um jovem aspirante a tenente nunca dialogou com o soldado em sua formação. Este é um modelo que só existe no Brasil.”
Fonte: O Dia ig /blogdocavaleirotemplariohttp://saladeestado.blogspot.com.br/

Ave, Gramsci! Banco retira o nome de Médici de agência em sua terra natal.

Banrisul retira nome de Médici da agência de Bagé
Banco ainda não se posicionou sobre a retirada da nomenclatura - Créditos: TIAGO ROLIM DE MOURA
Nome do ex-presidente foi retirado (Tiago Rolim de Moura/O Minuano)
Melissa Louçan
Foto: Marcelo Kalil/Divulgação
Agência tinha o nome de Médici (Marcelo Kalil/Sul 21)
Na quinta-feira, a agência do Banrisul, localizada no centro de Bagé, amanheceu sem o nome do ex-presidente Emílio Garrastazu Médici, que o identificava informalmente. A sede do banco, localizada em Porto Alegre, foi procurada para comentar sobre a remoção, mas não se manifestou até o fechamento desta edição.
A nomenclatura da agência foi tema de reportagem da edição do dia 15 de janeiro. Na ocasião, a administração do banco informou que o nome não era oficial. No sistema da empresa, a agência é identificada simplesmente pela cidade (Bagé). O ex-prefeito Carlos Sá Azambuja, entretanto, garantiu que a homenagem havia sido proposta pelo ex-presidente do Banrisul, Jorge Babot Miranda, entre 1983 e 1985.
O general bajeense governou o Brasil entre 1969 e 1974, durante o regime militar, período em que a região registrou avanços na infraestrutura, com a inauguração das rodovias federais e do Complexo Termelétrico de Candiota, que também recebeu seu nome. Em âmbito nacional, o governo Médici, porém, passou à história pela repressão.
Ginásio tem o nome de Médici (Marcelo Kalil/Sul 21)
A remoção de nomes dos generais de monumentos, pontes e prédios públicos ganhou força após a divulgação do relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV), no final do ano passado, que apontou a responsabilidade de agentes das Forças Armadas nas violações de direitos humanos durante a ditadura militar. Em Taquari, por exemplo, terra natal do marechal Arthur da Costa e Silva, um busto do presidente chegou a ser removido em dezembro do ano passado. Em Bagé, no entanto, onde não houve qualquer manifestação pública, as homenagens a Médici permanecem no complexo esportivo do Militão (Ginásio Presidente Médici) e em bustos. O Banrisul, como já havia antecipado através de sua assessoria de imprensa, não presta homenagens a personalidades - e talvez esta normativa tenha levado o banco a remover o nome de Médici da agência local. (NAMaR)
O Minuano/edição: montedo.com/http://saladeestado.blogspot.com.br/

Cientistas desenvolvem chip para cegos voltarem a enxergar


Um chip milimétrico com propriedades similares às de um painel de energia solar poderá devolver a visão a pessoas com problemas de retina, a membrana que fica no fundo dos olhos e é responsável por captar a luz.
A técnica teve sucesso com ratos e deve ser testada em humanos dentro de um ano.
Desenvolvido pela Universidade Stanford, da Califórnia, o método foi apresentado nesta sexta no encontro da AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência), em San Jose. Daniel Palanker, criador da tecnologia, já licenciou sua ideia para a empresa francesa Pixium Vision.
O dispositivo é voltado sobretudo a pessoas que sofrem de degeneração macular –uma doença relativamente comum em idosos– causada por morte de células receptoras de luz da retina. Como essas células fotorreceptoras são parte do sistema nervoso, que não se regenera facilmente, a esperança de cura por medicamentos é virtualmente nula.
A ideia foi substituir as células por pequenos chips de 2 mm, feitos de material similar ao que existe em painéis solares. Quando recebem luz, eles emitem impulsos elétricos que estimulam terminações nervosas da retina e levam informação visual ao cérebro.
Esse tipo de técnica vem sendo desenvolvida por vários grupos de pesquisa há mais de duas décadas, mas vinha esbarrando em problemas como falta de resolução e dificuldade de implante.
Desde 2013, a empresa Second Sight já vende um tipo de retina artificial, mas o aparelho gera uma visão de baixa precisão –próxima ao limiar pelo qual oftalmólogos consideram alguém cego. Além disso, requer que um cabo entre pela lateral do olho e vá até a retina.
O dispositivo criado agora por Palanker não requer cabos, incisões ou perfurações. A própria luz que incide no chip implantado na retina gera a eletricidade que é transmitida aos neurônios visuais.
O único problema é que, para conseguir essa geração de energia, é preciso uma quantidade muito grande de luz, e os objetos que enxergamos no dia a dia não estão suficientemente iluminados.
O cientista contornou o problema criando um óculos com uma câmera no centro, que projeta as imagens em dois painéis de alto brilho na frente dos olhos.
Essas pequenas telas, porém, só emitem luz infravermelha: invisível ao olho humano comum, mas captada pelo chip de Palanker. Para instalar o dispositivo sob a retina, o cientista usa apenas uma agulha especial.
Os aparelhos que serão testados no ano que vem pela Pixium possuem 65 micrômetros de largura, uma resolução ainda baixa comparada ao tamanho das células fotorreceptoras naturais do olho humano, com 5 micrômetros.
"Mas nós já estamos conseguindo produzir chips com pixels de 40 micrômetros", disse Palanker à Folha. "Essa diminuição em tese seria capaz de dar aos pacientes uma resolução suficiente para reconhecer faces e ler livros."

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Presos de Pedrinhas tinham chaves das celas’, diz governador do Maranhão

Compartilhe
Foto: Jornal Pequeno
Foto: Jornal Pequeno
O Carnaval de 2015 não será mais o que passou. É o fim da folia para detentos 'poderosos' do Maranhão.
Não bastasse o cenário negativo imposto pelos capítulos sangrentos do complexo penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, a Secretaria de Segurança Pública do Estado descobriu que presos tinham chaves das próprias celas e circulavam livremente pela unidade.
A revelação à Coluna é do governador Flávio Dino (PCdoB).
Os presos foram identificados e neutralizados. Agora a secretaria investiga quem deu as chaves, a que partes do presídio os delinquentes tinham acesso e se o pior acontecia: a saidinha para crimes nas ruas da capital.
Desde janeiro a situação se acalmou no complexo, pela atuação do governo e do xerife Jefferson Miller Portela, o secretário de Segurança, com carta branca do governador.
MEMÓRIA
Cenário de rebeliões sangrentas desde o fim de 2013, com episódios infelizes que se arrastaram pelo ano passado, Pedrinhas ganhou a vitrine nacional a ponto de o ministro da Justiça visitar o Estado na tentativa de ajudar a então governadora Roseana Sarney (PMDB). Em vão.
A pedido do Departamento Penitenciário Nacional, o governo fizera uma lista aleatória de supostos líderes de facções para transferência para outros Estados. Lista que virou piada na Justiça porque ninguém sabia quem era líder ou comandado.
A situação chegou a ser tragicômica em alguns casos. Durante um flash ao vivo em rede nacional para TV, enquanto um repórter falava, dezenas de presos ao fundo pulavam o muro do presídio em fuga.
BOAS-VINDAS
Quem conhece rumos da investigação da Operação Lava Jato, que estreou em São Luís, tem certeza de que os detentos de Pedrinhas ganharão novos colegas. Cedo ou tarde.
Fonte: colunaesplanada.blogosfera/http://saladeestado.blogspot.com.br/

Receita teme que iate de Eike fique ‘à deriva’

Compartilhe
Foto de divulgação
Foto de divulgação
A Receita Federal teme não ter estrutura e funcionários suficientes para cuidar do iate de R$ 100 milhões de Eike Batista apreendido pela Polícia Federal.
Para embarcações do tipo, a manutenção deve ser diária. É como se fosse um pequeno hotel flutuante, no qual cabem até 20 'hóspedes'.
Fonte: colunaesplanada.blogosfera/http://saladeestado.blogspot.com.br/

Escritório do “novato” do STF recebeu dispensa de licitação de R$ 2 MILHÕES da União

luisroberto_barroso_01
Não é só Dias Toffoli quem vem mantendo relações questionáveis com instituições que necessitam de seu julgamento em Brasília. O alerta foi feito pelo perfil @arykara no Twitter:
A informação não necessita de melhores fontes uma vez que foi retirada diretamente do Diário Oficial da União:
Luis-Barroso
A cronologia dos eventos levanta suspeitas a respeito da independência do ministro Barroso:
Ontem, durante voto do ministro Marco Aurélio Mello, Barroso pediu a palavra para defender a suposta independência que possuía:
Parece irrelevante a opinião pública, e fico muito feliz quando uma decisão do tribunal constitucional coincide com a opinião pública, mas se o que considero certo não bate com a opinião pública, eu cumpro meu papel. A multidão quer o fim desse julgamento, e eu também. Mas nós não julgamos para a multidão, nós julgamos pessoas. […] Não estou aqui subordinado à multidão. Não tenho o monopólio da certeza, mas tenho o monopólio íntimo de fazer o que acho certo.
(grifos nossos)
Irritado com as críticas recebidas, o ministro Marco Aurélio Mello não se furtou de em plena corte chamá-lo de “novato”. Se Barroso possui de fato o “monopólio íntimo” de fazer o que acha certo, talvez seja justo aguardar que torne público esclarecimentos sobre sua real relação com o escritório em seu nome.
Fonte: http://www.implicante.org/http://saladeestado.blogspot.com.br/

Justiça hipoteca sede da Petrobras para evitar calote

petrobras
A informação é da Revista Época. A sede da Petrobrás, na Avenida Chile, no centro Rio de Janeiro, foi hipotecada em decisão judicial esta quinta-feira (12) por “conduta predatória da estatal”. A hipoteca serve como garantia de pagamento de uma dívida de R$935 milhões com a Refinaria Manguinhos.
A crise enfrentada pela Petrobras foi um dos argumentos da juíza Katia Torres para determinar a hipoteca. Essa decisão é um desdobramento de outra decisão judicial que determinou o pagamento de R$ 935 milhões à Refinaria Manguinhos, por danos materiais.
Segundo a juiza:
“Além de ser fato notório que há controle de inflação pelo governo federal através da política de preços de combustíveis, tal grande ingerência à qual o réu está submetido é admitida pelo mesmo em sua contestação e o leva a praticar, sim, preços que inviabilizam a concorrência” (…)  É bem verdade que não cabe ao Judiciário, no âmbito do processo judicial, realizar discurso político partidário. O que lhe cabe é constatar que se o réu – movido por injunções políticas governamentais -, em sua atividade empresarial ocasiona danos a terceiros, deve indenizá-los. E por isto se adiantou que a solução da questão passa, na realidade, por aplicação de regra elementar de responsabilidade civil. Como demonstrado, a conduta predatória ocorreu e o dano restou comprovado”.
Fonte: http://www.implicante.org/http://saladeestado.blogspot.com.br/

Meteoro ilumina a noite da Nova Zelândia




Uma explosão intensa acompanhada por um clarão ofuscante e uma intensa explosão foi sentida na noite passada na Nova Zelândia. Especialistas disseram que era um meteoro, relata o The New Zealand Herald.

Dois motoristas que viram a explosão de luz azul e branco acreditava que este era "o fim", como disseram ao jornal.
 Fonte: RT/http://www.libertar.in/http://saladeestado.blogspot.com.br/

Major é primeira mulher no Exército a comandar unidade operacional.

Maj Yamar é a primeira mulher a assumir o Comando de uma Organização Militar Operacional

Rio de Janeiro – No dia 5 de fevereiro, a Major Yamar Eiras Baptista, do Serviço de Saúde, entrou para a história do Exército Brasileiro por se tornar a primeira mulher a assumir o Comando de uma Organização Militar Operacional, o Hospital de Campanha “Hospital Oswaldo Cruz”, tornando-se um marco, também, de sua carreira militar.
Nascida em 24 de maio de 1968, na cidade do Rio de Janeiro, e incorporada nas fileiras do Exército Brasileiro em 28 de fevereiro de 1997, a Maj Yamar realizou cursos no Brasil, na Alemanha, na Suíça e em Israel, e desempenhou funções de Comandante do Destacamento de Saúde Paraquedista da Brigada de Infantaria Paraquedista, Chefe da Seção de Saúde do Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil, Subcomandante do Hospital de Guarnição de Florianópolis e Chefe do Fundo de Saúde do Exército.
A solenidade de assunção de Comando foi prestigiada pelo Chefe do Gabinete de Planejamento e Gestão do Comando Logístico, General de Divisão Eduardo Arnaud Cypriano, pelo Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), General de Brigada Eduardo Antônio Fernandes, e pelo Comandante da Base de Apoio Logístico do Exército (Ba Ap Log Ex), General de Brigada Ronaldo Barcellos Ferreira de Araújo.
 Fonte:EB/montedo.com/http://saladeestado.blogspot.com.br/

Maré: tropa do Exército atira contra carro. Um dos passageiros era sargento da FAB.

O sargento da Aeronáutica Pablo Filho também estava no carro
O sargento da Aeronáutica Pablo Filho também estava
no carro Foto: Reprodução / Facebook
Força de Pacificação fuzila carro com cinco jovens na Maré; um corre risco de morte

Luã Marinatto
Depois de assistirem juntos ao jogo Flamengo x Cabofriense, na noite de quarta-feira, Vitor Santiago Borges, de 29 anos, e outros quatro amigos foram comemorar a vitória rubro-negra num bar em Bonsucesso. Por volta das 3h, o grupo voltou de carro para o Complexo da Maré, onde mora. Na entrada da favela Salsa e Merengue, porém, foram surpreendidos por militares da Força de Pacificação, que abriram fogo contra o automóvel.
Vitor foi atingido no braço e na barriga. Até a noite desta quinta-feira, ele continuava em estado grave no Hospital estadual Getúlio Vargas, após passar por cirurgia. Um segundo passageiro foi atingido de raspão no braço. O veículo levava ainda um sargento da Aeronáutica que serve no Amazonas e passava férias na Maré.
— Eles chegaram a dizer que os rapazes atiraram primeiro. Depois, quando viram que tinha um militar no meio, mudaram a versão. Vamos atrás de Justiça — disse o repositor Luciano Borges, de 26 anos, irmão de Vitor.
Em nota, a Força de Pacificação afirmou que havia uma troca de tiros com traficantes no momento em que os jovens passaram “em alta velocidade”, e os militares atiraram porque o carro desobedeceu à orientação de parar. “Visando a cessar a atitude suspeita que ameaçava a integridade física de dois militares da tropa que estavam na trajetória do veículo, foram realizados quatro disparos de armamento letal”, alegou o texto.
A família nega que as vítimas tenham desrespeitado qualquer ordem, bem como o confronto com criminosos. Até o fim da noite desta quinta, o caso estava sendo registrado, na presença de quatro dos jovens, na Delegacia Judiciária Militar, no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, na Avenida Brasil, perto da Maré.
Veja, abaixo, a íntegra da nota enviada pela Força de Pacificação da Maré:
“A Força de Pacificação da Maré informa que, no dia 12 de fevereiro, por volta das 03:00 horas, durante patrulhamento na região de Salsa e Merengue, houve troca de tiros entre criminosos e tropas do Exército. Durante o incidente, um veículo em alta velocidade entrou na área conflagrada e recebeu orientação de parar. O veículo não interrompeu seu deslocamento e foram efetuados disparos de armamento menos letal na direção deste, na tentativa de que o condutor interrompesse a atitude do suspeito. Em acordo com as regras de engajamento, observando os princípios da proporcionalidade e progressividade das ações e visando cessar a atitude suspeita que ameaçava a integridade física de dois militares da tropa que estavam na trajetória do veículo, foram realizados 4 (quatro) disparos de armamento letal.
Após os disparos, o veículo parou e a tropa imediatamente prestou socorros aos passageiros e encaminhou os feridos à UPA da Vila do João.
A Força de Pacificação informa que já iniciou procedimento administrativo para apurar o ocorrido e que seus integrantes são militares treinados para Garantir a Lei e a Ordem (GLO), estando preparados para esse tipo de situação”.
EXTRA/montedo.com/http://saladeestado.blogspot.com.br/

Globo não mostrará todos os desfiles do Carnaval carioca ao vivo; entenda

Compartilhe »
Globo não mostrará todos os desfiles do Carnaval carioca ao vivo; entenda Divulgação
A Rede Globo não transmitirá neste ano o desfile ao vivo de duas escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval carioca. Isso porque não quer mexer em sua grade de programação.

Em conversa com o NaTelinha, o presidente da Liesa (Liga das Escolas de Samba do Rio), Jorge Castanheira, informou que a emissora não mostrará no domingo (15) e segunda-feira (16) as escolas de samba Unidos do Viradouro e São Clemente, respectivamente.

Os desfiles das agremiações serão exibidos em flashes ao vivo durante a programação, porém a íntegra será mostrada apenas depois da última escola passar pela Marquês de Sapucaí.

O contrato entre a Liesa e a Rede Globo não prevê nenhum tipo de punição para a emissora. Jorge ainda disse que a emissora financia grande parte do evento, e por isso não tem como brigar por essa transmissão.

Diferente do que aconteceu em anos anteriores, no domingo a Globo vai exibir o “Big Brother Brasil”, com formação de Paredão, às 20h e não às 19h. O “Fantástico” tem sua exibição programada para às 20h45, enquanto o “Carnaval Globoleza” começará às 22h57. A Unidos do Viradouro, primeira escola de samba a entrar na Marquês de Sapucaí, está agendada para pontualmente às 21h.

Na segunda, a novela “Império” começará às 21h07, seguida pelo “Big Brother Brasil” às 22h13 e a transmissão do Carnaval às 22h57. A escola de samba carioca São Clemente começará seu desfile às 21h, sem transmissão ao vivo da TV Globo.

Sobre o desfile das campeãs do Rio de Janeiro, Jorge Castanheira avisou que ainda não fecharam acordo até o momento com nenhuma emissora. O evento que acontece no próximo dia 21 de fevereiro tem um alto custo, assim inviabilizando muitos canais de fazerem a transmissão.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Rachadura Gigante se abre no México



Rachadura de um quilômetro de comprimento e oito metros de profundidade na Costa de Hermosillo no México, é desconcertante para os moradores e funcionários de La Candelaria.

A trinca foi formada em 17 de agosto de 2014, enquanto as redes sociais acreditam que ele foi criado por um terremoto na falha de San Andres, um geólogo da Universidade de Sonora indica que o solo provavelmente desmoronou por causa de um fluxo de água subterrânea.
Como mostrado em uma das fotos, este grande rachadura tem três trincheiras perpendiculares a partir de correntes laterais. Além disso em alguns lugares ainda está coberto. 
O solo da região é muito instável, o que torna as investigações mais difícil.
 
 Grato ao Alan Lopes pelo envio do link via facebook
Fonte:

Leia mais em:
Os sinais físicos da Transição - Rachaduras - Liquefação - Sinkhole

http://evoluindo-sempre.blogspot.com.br/2011/06/os-sinais-fisicos-da-transicao.html

EDITORIAL - Crise na AVIBRAS. Qual crise?


Cerimônia de entrega das primeiras unidades ASTROS II ao Exército Brasileiro, em 1990, recebidos como quitação de impostos. Na foto o Eng João Verdi Leite e o Ministro do Exército Gen Ex Leonidas Pires Gonçalves Foto - Radiobras

Editorial DefesaNet
Crise na AVIBRAS. Qual crise?

Crise é uma palavra que convive com os 54 anos de história da AVIBRAS Indústria Aeroespacial SA. E nesta última crise ela está há longo tempo em uma persistente e corrosiva.

O Exército Brasileiro recebeu seus primeiros ASTROS II , em 1990, que eram unidades produzidas para o Iraque e pela inadiplência de Sadam Husseim foram repassadas pela AVIBRAS ao Governo Brasileiro em quitação de impostos.

Logo em seguida a invasçao do Kuwait pelas forças do Iraque foi outra oportunidade com a Arábia Saudita comprando o estoque de foguetes, curiosamente produzidos para o Iraque e estocados.
Leia a matéria :

AVIBRAS – Sob clima de Tensão empresa diz que retoma atividades em 19 Fevereiro Link

Os anos 90 foram duros cruzados com a fabricação de antenas parabólicas e qualquer coisa que fizesse negócio. A nova venda do Sistema ASTROS  foi para a Malásia, em 2001, na oportunidade o Presidente Fernando Henrique deu garantias do Governo Brasileiro para a realização do negócio. 

Fundada pelo Engenheiro ITA João Verdi Carvalho Leite, em  1961, produtora da primeira aeronave brasileira o treinador Falcão, inovadora em muitos campos e mais conhecida pelo Sistema de Foguetes ASTROS (Artillery Saturation Rocket System).

A única arma estratégica desenvolvida pelo Brasil e que foi reconhecida por quem teve que enfrentá-la o US Army na Operações Desert Shield e Desert Storm (1991).

O que vemos, a impressionante imagem dos foguetes sendo disparados, não é o segredo da AVIBRAS. A real capacitação da AVIBRAS muito poucos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações de produção de propelente sólido e da arte que é montá-los nos foguetes e mísseis (como a a atual recuperação do EXOCET).

A velocidade de queima do propelente sólido tem de ser exata, pois se for mais rápida o foguete cai antes do alvo, se mais lenta o foguete atinge além do alvo. Também gerar pouca fumaça e calor.

É dessa expertise hoje dominada por: Estados Unidos, Rússia e quem sabe China, que desejamos manter.

Na gestão do ministro da Defesa Nelson Jobim, foi incubido o General-de-Exército De Nardi, antes e depois de assumir como Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), para procurar uma solução para a AVIBRAS. Muito foi conseguido como a liberação de cadastros e créditos para a empresa.

Também foi procurada uma solução de maior fôlego como a associação a um grupo nacional ou talvez internacional. Todas as tentativas foram obstaculizadas pelo sucessor do Engenheiro Joao Verdi, seu filho João Brasil Carvalho Leite. Que ocupa uma posição no Conselho da empresa, mas obstaculiza as ações por ser o maior acionista.

Seu objetivo é ter um valor de venda que fonte qualificadas do setor de defesa consideram irreal, pois a empresa vergada pelos passivos: tributário, fiscal, com fornecedores e trabalhistas está com patrimônio negativo.

Nesta realidade resta ao presidente Sami Hassuani perambular pelos corredores da burocracia de Brasília, como um Diógenes, da era moderna, com sua lamparina a procura da solução financeira  perfeita.

Antes de sua morte, em acidente aéreo, o Eng João Verdi afirmou ao editor de DefesaNet. “O ASTROS ainda tem uma vida de mais de 50 anos”.  Os projetos SS-40GA e AV-TM300, em desenvolvimento dentro do Programa Estratégico do Exército ASTROS 2020 sinalizam isso.

Porém, no momento por incúria, sonhos dissociados da realidade ou mera birra conduzem de forma acelerada para que isto não aconteça.

Não só os postos de trabalho, não só os contratos próximos com a Arábia Saudita, Emirados Árabes, Catar, e outros. Não só o projeto ASTROS 2020, mas isto sim a única e real indústria estratégica de armamentos brasileira.

 Matéria relacionadas e de importância

AVIBRAS - Situação preocupa o setor de Defesa (Link)


ODEBRECHT e AVIBRAS: a Fumaça e o Fogo (Link)

AVIBRAS - Nota de Esclarecimento (Link)

LAAD Bastidores 2 - ASTROS 2020 – Do Tático para o Estratégico  (Link)

ASTROS 2020 – Mísseis e Foguetes (Link)


Para um posicionamento sobre o atual momento da indústria de Defesa Brasileira acesse artigo de Cosme Degenar:

DEFESA NACIONAL - Verdade nua e crua (Link)

Fonte: http://www.defesanet.com.br/http://saladeestado.blogspot.com.br/


Explosão em área do Exército assusta moradores em subúrbio do Rio.

Explosão assusta moradores no subúrbio do Rio
Quartel do Exército estaria fazendo um teste no local, segundo bombeiros.
Até as 16h, não havia informações sobre feridos.
Explosão assustou moradores de bairros do Subúrbio do Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)
Explosão assustou moradores de bairros do subúrbio do Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)
Do G1 Rio
Uma explosão em área militar de Deodoro, no Subúrbio do Rio, assustou moradores da região por volta das 14h desta quinta-feira (12). Segundo os bombeiros, o Quartel do Exército estaria fazendo um teste no local, mas até as 16h não havia detalhes sobre a causa da explosão ou feridos.
A explosão chegou a quebrar os vidros do Centro de Formação dos Bombeiros, que fica na Avenida Brasil, na altura de Guadalupe. O instalador de câmeras Marcos Paulo Cunha teve o vidro de sua casa rachado com a explosão. "Tava lavando roupa, ouvi o estouro e viu bola de fogo. Veio calor e depois uma fumaça branca"
A explosão foi causada por uma falha na execução de trabalhos programados de detonação de engenhos explosivos falhados. Segundo o Comando Militar do Leste, uma das detonações gerou uma onda de choque em níveis acima do esperado, gerando danos materiais em construções civis e militares nos arredores.
Uma avaliação técnica sobre o incidente foi determinada para a "adoção das providências cabíveis" e esclarecimentos.
Até as 17h30, não havia relatos de feridos, segundo o Exército. Danos materiais estavam sendo quantificados e as demais detonações previstas foram suspensas. Equipes de controle de danos realizavam levantamentos junto aos moradores para catalogar danos para possíveis reparações ou ressarcimento.
Ainda segundo os militares, as detonações têm sendo realizadas na área do Camboatá desde o final de 2012, por pessoal especializado e cercado de todas as medidas de segurança cabíveis.
Morador teve o vidro de sua casa rachado com a explosão (Foto: Marcelo Elizardo/G1)
Morador teve o vidro de sua casa rachado com a explosão (Foto: Marcelo Elizardo/G1)
Segundo moradores, o tremor da explosão foi sentido nos bairros de Marechal Hermes, Guadalupe, Deodoro, Vila Militar, Anchieta e Ricardo de Albuquerque. Vários vidros teriam sido quebrados.
 G1/montedo.com/http://saladeestado.blogspot.com.br/
 

Desarquivada PEC que propõe isonomia dos vencimentos dos membros das Forças Armadas com PM e Bombeiros.

Bolsonaro é o autor da PEC
A mesa diretora da Câmara dos Deputados atendeu requerimento do Deputado Jair Bolsonaro (PP/RJ) e desarquivou a Proposta de Emenda Constitucional nº 352/2009. A  PEC propõe dar nova redação ao inciso IX do art. 142, da Constituição Federal, inserido no Capítulo II – Das Forças Armadas -,do Título V- Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas, estabelecendo que os militares das Forças Armadas, excetuando-se cabos e soldados, tenham a garantia remuneratória nunca inferior aos recebidos por militares de postos e graduações correspondentes das Forças Auxiliares (Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares).
Em sua justificativa, Bolsonaro faz uma construção histórica, demonstando que sempre existiu uma relação, mas não uma vinculação, entre a remuneração dos integrantes das Forças Armadas e das Forças Auxiliares.
O estabelecimento do teto remuneratório a que se refere a PEC já consta do Decreto-Lei nº 667, de 2 julho de 1969 , que reorganizou as Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. O autor defende a validade do Decreto-Lei, mas informa que essa norma não tem sido aplicada.
Um dos casos da não aplicação do Decreto-Lei se dá no Distrito Federal, onde ocorre uma significativa diferença na remuneração dos membros das Forças Auxiliares, mantidas pela União  e das Forças Armadas.
Íntegra da PEC 352/2009.
Tramitação do documento.
 
 

Putin ameaça REVELAR BOMBÁSTICA EVIDÊNCIA sobre o 11/9!




Verdade sobre o 11/9 seria uma das cartas nas mangas de Putin contra os EUA?

Será que Putin irá revelar a falsa bandeira de 11/09?
Será que isso irá desencadear uma grande guerra entre EUA e Rússia?

 Vladimir Putin está prestes a desencadear imagens de satélite bombásticas que revelam o papel do governo dos EUA com a realização dos ataques de 11/9 como punição pelo papel da Casa Branca no apoio a Kiev e por cercar a Rússia?
Via: http://undhorizontenews2.blogspot.pt/

Quem é vivo... aparece no Conselho da Petrobras: o general da carteirada

Foto: ABr
General Albuquerque (Foto: ABr)
Leandro Mazzini 
O general Francisco Roberto de Albuquerque foi um dos conselheiros da estatal que votaram a favor de Aldemir Bendine para presidente da petroleira.
Albuquerque andava sumido desde a mira da Comissão de Ética da Presidência por um incidente protagonizado por ele em 2006, quando comandante geral do Exército – uma 'carteirada', revelada pelo colunista Elio Gaspari.
Em 2006 ele ordenou ‘ao meu pessoal’ (funcionários da Infraero) que atrasasse a decolagem de um voo da TAM Campinas-Brasília, no aeroporto de Viracopos, a tempo de ele embarcar com a esposa. Entrou no avião, após duas pessoas cederem as suas vagas.
Em sua defesa, a assessoria do Exército divulgou à época que “O comandante do Exército, em nenhum momento, valeu-se de prerrogativas do cargo e desconhecia a situação da aeronave que, a essa altura, iniciara seu processo de afastamento do terminal. Ignorava, também, que a empresa tomaria a iniciativa de oferecer recompensa a dois passageiros para que abdicassem da viagem.''
O general, apadrinhado pelo ex-presidente Lula, é conselheiro da Petrobras desde 2010.
COLUNA ESPLANADA/montedo.com/http://saladeestado.blogspot.com.br/

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Brigadeiro será o novo presidente do STM.



O Tenente-Brigadeiro do Ar William de Oliveira Barros será o novo presidente do Superior Tribunal Militar (STM). A posse está marcada para o dia 16 de março e o mandato vai até 2017.

A eleição ocorreu no dia 7 de fevereiro. Os ministros do STM elegeram o Tenente-Brigadeiro William como presidente e Artur Vidigal de Oliveira para a vice-presidência.

Natural de Natal (RN), o Tenente-Brigadeiro William ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em 1961 e atingiu o mais alto posto da instituição em 2003. Depois de ocupar cargos como Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica e Comandante do Comando-Geral de Operações Aéreas, o militar foi indicado para o STM em 2007.

Piloto de helicóptero e de transporte aéreo, o Tenente-Brigadeiro William acumulou 7.255 horas de voo na carreira. Especializado em busca e salvamento, também atuou na área de prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos.


Portal Brasil/montedo.com/http://saladeestado.blogspot.com.br/

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

General que criticou Wagner é dispensado de cargo no Comando do Exército.

 General demitido por questionar publicamente o Ministro da Defesa.

pchagas-00Alguns têm dito que o General Paulo Chagas é um dos militares mais coerentes e corajosos desses últimos tempos. Ainda que o referido oficial esteja na reserva, não têm fundamento as críticas que dizem que “não tem nada a perder”. O militar, como pode-se ver ao lado, era contratado para TTC e prestava serviço no Departamento Geral de Pessoal. Porém, após carta pública ao Ministro da Defesa e informação de que estava processando a Comissão da Verdade, foi informado pelo general Enzo que estava dispensado. O fato do oficial, mesmo na condição de contratado do MD, ser tão veemente em suas críticas direcionadas às ações do atual governo, realmente só farão aumentar a admiração que a sociedade esclarecida já possuía em relação ao mesmo. Isso Mostra que verdadeiros patriotas não são compráveis.

Veja o Texto do General Paulo Chagas. 


    Caros amigos
    Há um mês atrás, dei-lhes conhecimento de um texto/mensagem que eu havia endereçado a SExa o Ministro Jaques Wagner, da Defesa, no qual, como introdução, referi-me aos valores que fazem das Forças Armadas um organismo único, permanente, visceralmente vinculado a seu passado, à sua história e indivisível no tempo, ontem e hoje, como querem negar seus camaradas do Foro de São Paulo.
    Na mesma mensagem, postada no site do Ministério da Defesa, coloquei dois questionamentos.
    Solicitei ao Sr Ministro uma explicação sobre os critérios que o levaram à imperdoável substituição do nome de um General pelo de um terrorista em uma escola do estado da Bahia e uma justificativa para o seu suposto “voluntariado” para ser Ministro da Defesa, vis-a-vis de seu aparente desprezo pelos militares.
    Ainda não recebi a resposta do Sr Ministro, mas, com muita honra, recebi seu “recado”, dando-me conta de que recebeu minha mensagem.
    Mais me honrou a escolha do Mensageiro Especial, Sua Excelência o Gen Ex Enzo Martins Peri, desde ontem, ex-comandante do Exército, que, obviamente, por improcedente constrangimento, delegou a outro a transmissão do “comunicado ministerial”, determinando minha dispensa da tarefa que, a convite, exercia, por tempo certo, no Departamento Geral do Pessoal (DGP).
    Minha exoneração, embora antecipada por alguns dias, não contrariou a cláusula do “tempo certo”, pois meu compromisso estava condicionado à permanência do Chefe do DGP em sua função, o que, antes disso, eu já sabia que não ocorreria.
    Não sei se o Sr Ministro pretendia punir-me com sua determinação ao então Comandante do Exército, a quem sempre prezei e respeitei, mas, se assim foi, deu um “tiro na água”!
    Não tenho nada de especial a pensar sobre a atitude ou a pessoa do Sr Jaques Wagner, já que, para mim, como já expressei em outro texto, ele é apenas um petista, com toda a insignificância que o título encerra. Trata-se meramente de um político em função de ministro, cujo trânsito nos poderes executivo e legislativo deve ser explorado, com prudência, pelos Comandantes para incrementar o poder dissuasório das Forças Armadas. Ressalto a prudência baseado no que a mídia nos tem mostrado a respeito da operação “Lava-Jato” e da participação do seu partido nas negociatas do chamado “PTrolão”.
    Tanto não tenho interesse em desqualificar a pessoa do Sr JW que nunca me permiti explorar junto a meus amigos ou fazer comentários sobre uma fotografia, de conhecimento público, em que Sua Excelência aparece intermediando um beijo entre duas senhoras. Desconheço as circunstâncias do flagrante e tampouco tenho, ou pretendo ter, com ele a intimidade que, parece, têm as senhoras que o protagonizam.
    Por outro lado, minha dispensa persecutória da tarefa para a qual havia sido convidado muito valoriza meu currículo, dado que me equipara, por baixo, com muita honra, ao Gen Ex Maynard Marques de Santa Rosa que, por razões mais importantes, desagradou outro Ministro da Defesa e, por intermédio do mesmo Mensageiro Especial, foi exonerado persecutoriamente da Chefia do Departamento Geral do Pessoal!
    Finalizo este texto/resposta, que pretendo postar à Ouvidoria do MD, dizendo que não quero ser uma “pedra no sapato” do Sr Jaques Wagner, não tenho humildade para chegar tão baixo, mas, como brasileiro, soldado e patriota, acuso o recebimento do “recado”, reafirmando minha cada vez mais firme disposição para conhecer as respostas aos questionamentos que o levaram a chamar à sua presença o Comandante do Exército e a fazê-lo mensageiro de seu desconforto.
    Acrescento, por oportuno, que tenho a mesma determinação em relação à Ação Popular que movo, representando o Grupo TERNUMA, contra a Presidência da República, face ao decreto que institui os “sovietes do pt”, e em relação à Ação Ordináriaque, junto com meus irmãos e por intermédio do Dr Amadeu de Almeida Weinmann, movemos contra a dita Comissão Nacional da Verdade, em resgate da memória de nosso pai.
    Gen Bda Paulo Chagas


SOCIEDADE MILITAR/montedo.com /http://saladeestado.blogspot.com.br/

Mídia estrangeira noticia: Economia brasileira está à beira do COLAPSO TOTAL


Presidente Dilma Rousseff: ofensiva em Brasília para tentar mudar regra de superávit

Enquanto isso, a mídia brasileira abafa tudo...

Voltemos quando os BRICs foram a fonte de crescimento global marginal, o punditry não conseguia parar de elogiá-los. No entanto, no ano passado, agora que a China com sua bolha imobiliária estourou e seu sistema bancário implodiu, aqueles que se lembram o que BRIC realmente representava são tão raros quanto aqueles que se lembram o que significa para o Fed a aumentar as taxas. Que é precisamente por isso que ninguém na mídia financeira mainstreamcomentou sobre a atualização econômica absolutamente abismal informada sobre o Brasil.

Estamos felizes em fazê-lo, porque os dados de hoje seguem-se muito bem ao nosso artigo de um mês atrás "de Economia do Brasil Apenas Implodindo" e como o artigo anterior sobre a queda do Real deu a entender, as coisas para a economia brasileira como a caminho de implodir a, bem , pior, porque não só fez os déficits fiscais e de conta corrente gêmeas subirem ainda mais, atingindo um gritante 11% do PIB - o pior desde agosto de 1999, mas a sua dívida pública subiu para 63,4% em 2014, acima dos 56,7% de um ano atrás, e o mais elevado desde pelo menos 2006. Em suma - toda a economia está agora à beira de um colapso total.

Isto é o que aconteceu em alguns pontos:

* O quadro fiscal deteriorou-se de forma muito acentuada a partir de 2011, tanto a níveis (de dívida pública bruta) Stock fluxo (déficit fiscal) e. Os superávits fiscais nominais primários e globais no final do ano de 2014 estavam em níveis vistos pela última vez no final de 1990.
* O declínio da taxa de poupança do setor público está levando a um déficit em conta corrente mais amplo, apesar deum crescimento mais fraco e baixo investimento. Na verdade, os déficits fiscais e de conta corrente individuais estão agora em um rastreamento combinado, muito problemático 10,9% do PIB, o pior filme em 15 anos (desde agosto de 1999). Reparando a imagem severamente desequilibrada macro exigiria um ajuste fiscal e parafiscal profundo,estrutural e permanente e uma BRL significativamente mais fraca.
* A nova equipe econômica enfrenta, entre outras coisas, o desafio muito significativo de reparar a imagem fiscalmuito deteriorada.
* A erosão constante da orientação fiscal empurrou a dívida pública crescente líquida e bruto. Além disso, o ativismofiscal e parafiscal prejudica a eficácia da política monetária, contribuiu para manter a inflação muito alta e dirigiu o déficit em conta corrente para um nível muito elevado, apesar de fraco crescimento.

Mais detalhes de Goldman:

O conjunto do sctor público déficit fiscal aumentou para um nível muito elevado de 6,7% do PIB (a partir de 3,25% do PIB em 2013 e o maior déficit fiscal desde agosto de 1999), dado o muito elevado de 6,1% do PIB conta líquida de jurose contínua erosão do primário fiscal excedente. Dada a desvalorização do real durante o mês, os juros sobre o estoque de swaps de dólar emitidos pelo Banco Central atingiu R $ 17.0bilhões (somando-se a R $ 8,7 bilhões acumulados em novembro).

A dívida bruta do governo geral subiu para 63,4% do PIB em 2014, acima dos 56,7% do PIB em 2013 e 53,4% do PIB em 2010 (o nível mais alto desde pelo menos 2006).

O setor público consolidado registrou um muito grande e, pior do que o esperado de R $ 12.9bn déficit em dezembro,impulsionado pelo inesperadamente grande R $ 11.3bn em déficit registrado pelos Estados e Municípios. As empresas estatais também apresentaram um déficit grande em dezembro: R $ 2,3 bilhões excedente.

No geral, o setor público consolidado registrou um 0,63% do PIB, déficit primário em 2014, abaixo dos excedentes de 1,9% do PIB em 2013 e 2,4% do PIB em 2012. Este é o pior resultado fiscal em 16 anos (desde novembro de 1998)e muito significativamente abaixo do 1,9% do PIB de superávit primário prometido pelo ex-ministro da FazendaMantega. A erosão do superávit primário nos últimos anos foi impulsionado principalmente pelos números fiscais fracos do Governo Central, cujo saldo primário caiu de 1,55% do PIB em 2013, para um déficit de 0,40% do PIB em 2014.

No entanto, o superávit primário do governo subnacional (estados e municípios) também vem se corroendo, um reflexo das autorizações concedidas pelo Tesouro desde 2011 para um aumento do endividamento dos Estados. Por exemplo, os Estados e Municípios postaram um 0,15% do PIB em 2014, abaixo dos 0,80% de superávit do PIB em 2011.


Em gráficos:


a

E os números-chave:

1. O Setor Público Consolidado (CPS) registrou um R $ 12.9bn de déficit primário significativamente pior do que o esperado em dezembro, impulsionado pelos governos locais e empresas estatais. O Governo Central registrou umsuperávit de US $ R 755mn, mas os Estados e municípios registraram um grande R $ 11.3bn défice e as empresas estatais de grande R $ 2,3 bilhões déficit também.
2. Em geral, o saldo primário dos CPS piorou a um 0,63% do PIB em 2014 de 1,9% do superávit do PIB em 2012 e2,4% de superávit PIB em 2012.
3. O défice orçamental global (superávit primário pagamentos de juros menos) se deteriorou ainda mais: a um nível muito elevado de 6,7% do PIB, dado o grande 6,1% do PIB conta líquida de juros. Este é o maior défice orçamental global desde agosto de 1999.
4. A dívida pública líquida piorou para 36,7% do PIB em 2014, ante 33,6% em 2013. Gross dívida pública subiu para uma alta de 63,4% do PIB em dezembro, ante 56,7% do PIB em 2013.

Via: http://www.zerohedge.com/news/2015-01-30/brazils-economy-verge-total-collapse e UND

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Decreto presidencial atualiza numero de oficiais-generais para 2015

coman_destaque_inter
As Forças Armadas brasileiras contam com quadro de 273 oficiais-generais. O quadro com a composição consta de decretos assinados pela presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Defesa, Jaques Wagner, publicados na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União.
Os números de graduados da ativa da Marinha, Exército e da Aeronáutica estão atualizados para o ano de 2015. Tradicionalmente, divulga-se o número do efetivo de militares com a denominação em “tempos de paz” porque o número sofreria alterações, caso o país entrasse em situação de conflito.
Na Marinha, são 58 oficiais, divididos entre almirante-de-esquadra (06), vice-almirante (18) e contra-almirante (34).
Já o Exército, tem 151 oficiais, entre eles, general-de-exército (15), general-de-divisão (45) e general-de-brigada (91).
E a Força Aérea possui um efetivo de 64 oficiais-generais, entre tenente-brigadeiro (08), major-brigadeiro (21) e brigadeiro (35).
Promoção 2015
Os decretos trazem ainda o efetivo geral de todas as patentes por Força e o quantitativo de vagas para promoções obrigatórias. Conforme prevê a legislação vigente, também foi oficializada nesta quinta-feira, por meio de decreto, a transferência para a reserva remunerada dos três novos comandantes das Forças Armadas: o Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, o General-de-Exército Eduardo Dias da Costa Villas Boas, e o Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato.
O Brigadeiro Rossato assumiu o Comando da Aeronáutica na última sexta-feira. Hoje, o General Villas Bôas receberá o Comando do Exército. Amanhã, será a vez da passagem de comando para o Almirante Leal Ferreira. Todas as cerimônias acontecem em Brasília.
Veja aqui todos os decretos publicados hoje do Diário Oficial 

De farda no Congresso.

FUTURO PMB
Deputado Capitão Augusto recebe correligionário no Congresso (Imagem:ACSPMESP)
Cláudio Humberto
Capitão Augusto (PR-SP) causou estranheza ao tomar posse e circular durante toda a semana usando farda de policial no Congresso. O deputado está na linha de frente da criação do Partido Militar Brasileiro.
DIÁRIO do PODER/montedo.com/http://saladeestado.blogspot.com.br/

Rei da Jordânia comanda pessoalmente bombardeio para vingar piloto assassinado pelo EI.

Um dia depois de assistir um de seus pilotos ser queimado vivo pelo Exército Islâmico e as imagens serem difundidas para um mundo horrorizado,  o rei Abdullah da Jordânia agiu de forma rápida e decisiva.
Primeiro, ele executou dois terroristas prisioneiros, que seriam trocados pelo piloto executado. Depois, Abdullah, que é piloto de combate, teria comandado pessoalmente uma missão de ataque contra as posições do EI na Síria.

Brasil está preocupado com aproximação da Argentina com a China

15 às 20:00

Argentina e China
A aproximação entre Buenos Aires e Pequim não tem sido vista com bons olhos por Brasília. Segundo o jornal O Globo, fontes diplomáticas brasileiras criticaram os 15 acordos bilaterais firmados entre a Argentina e a China durante a viagem da presidente do país sul-americano, Cristina Kirchner, a Pequim encerrada na quinta-feira, 5 de fevereiro.
A maior irritação, segundo a publicação, seria um acordo de investimentos chineses na geração de energia elétrica, na indústria, na produção de equipamentos ferroviários e em pesquisa espacial. Facilidades alfandegárias do Mercosul ainda teriam sido dadas a empreiteiras chinesas para a construção de duas usinas hidrelétricas.
FONTE : Sputniknews.com

Navio-hospital da Marinha deve atender 22 mil ribeirinhos no Acre.

Equipe oferece testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites.
Atendimentos ocorrem no Juruá pelo 15º ano consecutivo.
Navio hospitalar vai oferecer exames rápidos durante atendimento no interior do Acre  (Foto: Vanísia Nery/ G1)
Navio hospitalar vai oferecer exames rápidos durante atendimento no interior do Acre (Foto: Vanísia Nery/ G1)
Vanísia Nery, do G1 AC
O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Doutor Montenegro, da Marinha do Brasil, atracou no porto de Cruzeiro do Sul (AC), no início deste mês. A embarcação, responsável por oferecer serviços de saúde médico e odontológico, deve atender mais de 22 mil moradores às margens do Rio Juruá neste ano. Desde 2001, a missão é realizada na região, e pelo 15º ano atende ribeirinhos de localidades de difícil acesso.
O navio saiu de Manaus (AM) no dia 12 de janeiro. A previsão de retorno é para o dia 6 de abril. Até lá, a embarcação deve percorrer os municípios de Marechal Thaumaturgo, onde iniciam as ações, seguindo para Porto Walter, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul, onde encerram os atendimentos.
“Estamos planejando subir o rio esta semana, mas isso também vai depender da vazante, tem que ter água suficiente para chegar até Marechal Thaumaturgo. Por outro lado, o rio não pode estar tão elevado para conseguir passar a embarcação por baixo da ponte do Rio Juruá”, explicou o comandante do navio, capitão de corveta André Teixeira.
Desde a saída de Manaus até Cruzeiro do Sul, já foram atendidas 14 localidades do Amazonas, com 6.670 procedimentos médicos e odontológicos em mais de 1.400 ribeirinhos.
O navio conta com uma tropa de 73 militares, tendo uma equipe de 20 profissionais de saúde, entre médicos, farmacêuticos e enfermeiros. Neste ano, a inovação são os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. Ao longo da viagem, os profissionais identificaram um paciente com sífilis, que fez o tratamento com medicamentos que também são distribuídos após as consultas.
Navio reforça atendimento principalmente a ribeirinhos no Acre  (Foto: Vanísia Nery/ G1)
Navio reforça atendimento principalmente a ribeirinhos no Acre (Foto: Vanísia Nery/ G1)
“São testes muito rápidos, que dão o resultado em poucos minutos. Nós já tivemos um caso de sífilis positivo, os médicos entraram com a intervenção de antibióticos e com certeza salvaram a vida dessa pessoa”, ressaltou.
O comandante alerta que os atendimentos são priorizados para os ribeirinhos, que na maioria das vezes não tem condições ao longo do ano de procurar os serviços de saúde.
“A prioridade é o atendimento aos ribeirinhos sempre. Nós tentamos fazer um trabalho preventivo. Fazemos palestras preventivas também. Essa parte preventiva é a maior ajuda para os ribeirinhos, pois ajuda-os a cuidar da sua saúde”, destacou. (R. A.)
G1/montedo.com/http://saladeestado.blogspot.com.br/

Marinha do Brasil presta ajuda humanitária a vítimas de vulcão em Cabo Verde

Conheça o interior da fragata União - Foto 9

O corredor do convés principal visto durante a noite:imagem 9

O corredor do convés principal visto durante a noite

  • Sala de operações, que fica no andar de cima do convés principal
  • Camarote onde o enviado especial Rodrigo Lopes está hospedado
  • Corredor do convés principal, visto durante o dia
  • Hangar do helicóptero, um modelo Lynx com metralhadora
  • Fragata também possui uma sala de ginástica
  • Refeitório da fragata União
  • A escada do convés principal, um dos oito da fragata
  • A cozinha da fragata
  • O corredor do convés principal visto durante a noite
  • A praça d´armas da fragata UniãoEmbarcação brasileira União (F-45) passou por sua primeira missão no país africano
  •  Prestes a ser incorporada à Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-Unifil), a fragata brasileira União (F-45) passou por sua primeira missão no país africano de Cabo Verde.Fragata União F45
  •  A tripulação da embarcação, composta de cerca de 200 pessoas, distribuiu medicamentos, ração humana e barracas para as vítimas da erupção vulcânica da Ilha do Fogo, na nação amiga. O apoio aconteceu na última sexta-feira (30) e sábado (1º).
    Em novembro do ano passado, o vulcão localizado em uma das ilhas de Cabo Verde entrou em erupção e expeliu lava por 19 dias. Milhares de pessoas ficaram desabrigadas. Não houve vítimas fatais.
    A Fragata União está em trânsito para Beirute, capital do Líbano, onde assumirá a função de nau-capitânia da FTM-Unifil ainda este mês. Este será o 9° contingente da missão – que desde 2011 é comandada pelo Brasil.
    A Marinha tem como missão apoiar a Força Naval do Líbano no patrulhamento e no monitoramento do seu mar territorial por meio de Operações de Interdição Marítima (MIO).
    O objetivo é prevenir a entrada ilegal de armamentos e contrabandos por via marítima em seu território. Também treinar militares libaneses para que, no futuro, sejam capazes de assumir o controle de suas águas territoriais.

    Fonte:Ministério da Defesa/http://saladeestado.blogspot.com.br/