Hinos

sábado, 20 de fevereiro de 2016

UMA ENTIDADE COMPROMETIDA COM O MEIO AMBIENTE E COM A AÇÃO SOCIAL

Rio de Janeiro, Brasil
O GTFA - Grupo Tático de Força Ambiental ou como é conhecido, “Guarda Nacional Ambiental - GNA” foi criado no dia 07 de Agosto de 2011 por voluntários da reserva das forças armadas e por civis preocupados com a preservação do meio ambiente e com a ação social na localidade da Chácara do Céu na Tijuca – RJ. Na época, apesar das dificuldades e dos pouquíssimos recursos, o Capitão Ozeias Cardozo, o Tenente Ícaro e companhia, se dedicaram a árdua e nobre tarefa de socorrer os moradores da região das comunidades do complexo da Tijuca e a combater os constantes incêndios que aconteciam na mata próxima as casas dos moradores daquela região. Foi através desse trabalho voluntário que o GTFA recebeu um reconhecimento especial do Comandante das Operações do Corpo Bombeiros daquela região Tenente Thalles Souza, em reconhecimento pela lisura moral e honrosa do grupamento e pelos serviços prestados aos moradores da região. 

No dia 05 de Julho de 2015 assumiram o Comando desta entidade como Presidente e Vice-presidente e tomaram posse como Comandante Geral desta entidade, Sua Excelência Cláudio Márcio Lucena da Silva (Dom Magnus) e como Subcomandante, Sua Excelência Jorge Luiz da Silva Macedo, que juntamente com o novo Estado Maior formado pelos antigos e novos integrantes deram um ritmo mais acelerado e uma nova cara para a entidade. A Guarda Nacional Ambiental, tem sua Sede Administrativa em Coelho Neto no Rio de Janeiro, e em breve estará inaugurando novas bases na Tijuca, Campo Grande, Nova Iguaçu, Seropédica, e Unidades em Marechal Hermes e em outros dois bairros; além de manter parcerias com entidades Internacionais, entre as quais podemos citar o “The Canadian Health Sciences Institute – TCHSI do Canadá” e a “Guarda Nacional da Santa Rússia de Moscou”.

O GNA não desenvolve apenas trabalhos na área ambiental, mas também está desenvolvendo serviços em áreas assistenciais, como por exemplo, ação social, saúde, educação, projetos para crianças, jovens, e terceira idade; e ainda mantêm a Associação de Veteranos da Guarda Nacional Ambiental – AVGNA e a Delegacia Internacional de Proteção Ambiental. Todos voltados a integração social e a consciência ambiental. O GNA tem o reconhecimento das Nações Unidas – ONU através do Pacto Global sob o ID 62.031 com quem mantêm parceria.

Sob o lema: “Preservar, Proteger e Servir” aproveitamos para destacar o excelente trabalho de toda Equipe do Comando geral do GNA, e em especial os Comandantes Magnus e Subcomandante Jorge Luiz, que lutam com o apoio de todo Estado Maior para que a Guarda Nacional Ambiental seja o que é hoje, e para que possa se tornar amanhã uma das maiores e mais respeitadas instituições de Busca, Resgate e Salvamento do Brasil.

Fotos: GNA.
Fonte: Gazeta De Imperatriz - O Seu Jornal Online