Hinos

sábado, 1 de novembro de 2014

Manifestação em SP pede impeachment de Dilma Rousseff e intervenção militar

Cerca de 1.500 pessoas participaram de protesto em SP; faixas pediam impeachment da presidente e intervenção militar
 Cerca de 1.500 manifestantes se reuniram na tarde deste sábado (1°) em um protesto contra a presidente Dilma Rousseff, segundo a Polícia Militar (PM).

O ato, combinado pela internet, reunia pessoas com faixas de "Fora PT", "Dilma sabia", além de pedidos de impeachment da presidente reeleita e de intervenção militar.
O cantor Lobão e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSC), filho de Jair Bolsonaro (PP) participaram da manifestação.
O protesto começou às 14h na avenida Paulista (zona oeste de São Paulo) e, pelas 16h, interrompia completamente o tráfego nos dois sentidos da avenida. O destino final da passeata foi o Parque do Ibirapuera.
Por volta das 17h, os manifestantes chegaram à avenida Brasil e houve um princípio de confusão entre o grupo que pedia impeachment e o grupo que queria intervenção militar, segundo reportagem da rádio CBN.
Manifestação na avenida Paulista reuniu cerca de 1.500 pessoas contra Dilma Rousseff. Foto: Fernando Zamora/Futura Press
 
No último domingo (26), Dilma Rousseff (PT) foi reeleita à Presidência em uma eleição acirrada, em que obteve 51,6% dos votos frente a 48,36% de seu oponente, Aécio Neves (PSDB). 
Após a divulgação do resultado, o candidato tucano falou à imprensa assumindo a derrota e parabenizando Dilma Rousseff. O PSDB, no entanto, decidiu entrar na última quinta-feira (30) com um pedido de auditoria da contagem de votos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 Em nota divulgada à imprensa, o partido dizia que tem “absoluta confiança” de que o tribunal garantiu a segurança do pleito, mas pretendia tranquilizar eleitores que levantaram, por meio das redes sociais, dúvidas em relação à lisura da apuração dos votos.

Sistema de segurança pública no Brasil está falido'.

“Não fortalecerás os fracos, por enfraqueceres os fortes. Não ajudarás os assalariados, se arruinares aquele que os paga. Não estimularás a fraternidade, se alimentares o ódio.”
Abraham Lincoln
O quadro de insegurança compõe-se de imagens "dramáticas" colhidas pelos especialistas em levantamentos e pesquisas: um polícia que morre muito e que mata muito; resolução de crimes em percentual pequeno; falta de confiança da população no sistema de segurança; aumento do número de homicídios e de estupros; penitenciárias superlotadas; tempo médio de 1,6 mil dias para os julgamentos de homicídios.
Os números do último Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apresentados por Renato Sérgio de Lima mostram um Brasil com mais vítimas fatais resultantes de crimes. No ano passado, foram 47.136 homicídios dolosos. Um aumento de 7,8% em relação a 2011. Cresceram também as ocorrências de estupros — 50.617 casos em 2012, o que equivale a 26,1 estupros por grupo de 100 mil habitantes.
Se as ruas estão mais violentas, a situação não é diferente nas penitenciárias. Segundo o anuário, cerca de 38% dos presos estão em situação provisória, “abrindo margem para uma série de problemas, que vão desde a superpopulação carcerária, até a questão de as facções criminosas ocuparem o papel do Estado”. De acordo com Lima, um levantamento mais antigo feito em São Paulo mostrou que o tempo médio para o julgamento de homicídios no Brasil era de 1,6 mil dias.
O anuário revela um Brasil no qual os policiais civis e militares matam muito, mas igualmente morrem muito.
Enquanto a polícia de Nova York matou  nove pessoas em 2011, a de São Paulo assassinou cerca de 250 pessoas. No Rio de Janeiro foram quase 300 mortes. Por outro lado, para cada 100 mil policiais brasileiros, 17,8 são mortos em serviço. Fora de serviço são 58,7 mortes para o mesmo grupo de 100 mil.
O resultado desta situação, como acredita o estudioso é um crescente distanciamento entre polícia e a sociedade. Isso é demonstrado por pesquisa na qual 70,1% dos entrevistados afirmam não confiar na polícia. Nos Estados Unidos, essa relação se inverte: 88% da população confiam nos órgãos encarregados do policiamento e investigação. Na Inglaterra, a confiança chega a 82% dos habitantes.

Rússia entregará último lote de três Mi-35 ao Brasil até o final do ano.

De acordo com o vice-diretor-geral da Rosoboronexport, Serguêi Goreslavski, o último lote com 3 modelos Mi-35 será concluído até o final deste ano. “Com isso, liquidaremos o contrato que foi assinado ainda em 2008”, declarou Goreslavski, no âmbito da exposição “Africa Aerospace and Defence 2014”.
O contrato de fornecimento ao Brasil, que previa a entrega de 12 helicópteros Mi-35 até a segunda metade de 2013, fora adiado por questões técnicas.
“As negociações com a parte brasileira foram mais um passo para a promoção do Pantsir-S no Brasil e para a finalização factual da entrega dos helicópteros ao Brasil”, acrescentou o vice-diretor da Rosoboronexport.
Durante o evento, também foram realizadas as primeiras conversações a três – Rússia, Brasil e África do Sul – sobre os planos conjuntos na área de meios de ataque aéreo adaptados às aeronaves Gripen, que já foram adquiridas pela África do Sul e estão agora sendo negociadas com o Brasil.
“Mas ainda estamos muito longe de obter resultados, o processo está apenas na fase inicial”, comentou Goreslavski.
Publicado originalmente pelo VPK News
FONTE: Gazeta Russa
COLABOROU: A. DeMarchi

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Um dos trogloditas da Venezuela encarregados de descer o sarrafo no povo está no Brasil e firma “acordos” com o MST, com a anuência de Dilma.

Um dos trogloditas da Venezuela encarregados de descer o sarrafo no povo está no Brasil e firma “acordos” com o MST, com a anuência de Dilma e de Carvalho, o que não gosta da imprensa livre. Ah, sim: o cara é o ministro dos “movimentos sociais” daquele país, como Carvalhinho…
 O jornalista Claudio Tognoli informa em seu blog blog que decidiu entrar no site do Ministério do Poder Popular para as Comunas da Venezuela, que é um dos aparelhos daquele país que organizam as milícias chavistas, aquelas que andaram matando estudantes e oposicionistas. E descobriu coisas interessantes.
Sabem quem está em visita oficial ao Brasil? Elías Jaua, que é um vice-presidente setorial (um cargo que existe por lá) do Desenvolvimento do Socialismo Territorial da Venezuela e titular do tal Ministério das Comunas. O governo bolivariano informa que, nesta terça, foi firmada uma série de acordos, em Guararema, entre o governo venezuelano e o MST nas áreas de treinamento e desenvolvimento da produtividade comunal. Vejam vídeo.
 Segundo Jaua, os “acordos têm o objetivo de incrementar a troca de experiências e formação para fortalecer o que é fundamental numa revolução socialista, que é a formação da consciência e a organização do povo para defender suas conquistas e seguir avançando na construção de uma sociedade socialista.”
Ah, bom!!! Eu nem sabia que havia uma revolução socialista em curso no Brasil. Agora sei.
Deu para entender por que Gilberto Carvalho quer tanto os conselhos populares? Eis aí: depois de o chavismo — agora nas mãos de Nicolás Maduro — ter conduzido a Venezuela ao caos, chegou a hora de “trocar experiências” com o Brasil. Imaginem vocês se um líder de alguma ditadura de direita andasse por aqui a firmar convênios com grupos organizados da sociedade. Seria uma gritaria danada! Eu mesmo seria o primeiro a protestar. Mas, como se trata de uma ditadura de esquerda, bem, nesse caso, pode.
Quando se aponta a má intenção do Decreto 8.243, de Dilma, que será sepultado pelo Congresso, é evidente que não se trata de um delírio paranoico de reacionários, como quer fazer crer o sr. Carvalho. Nada disso! Atenção! A área dos chamados “movimentos sociais”, na qual se insere o MST, é da competência do ministro, e o troglodita venezuelano que veio para cá fazer proselitismo e acordos com o movimento certamente não está no país sem o seu estímulo e a concordância do governo Dilma.
Assim, o MST, um movimento fartamente financiado com dinheiro público, firma convênios obscuros — o que a Venezuela tem a lhe ensinar? — com um governo que mata seu próprio povo na rua. Vai ver os gloriosos seguidores de Stedile querem saber como é viver num país em que se racionam a comida e o papel higiênico.
É… faz sentido! Como entra menos, sai menos. Menos rango, menos consumo de papel. É uma piada!
A presença deste senhor no Brasil é a prova da falta de inocência do decreto do senhora Dilma Rousseff. Vai ser enterrado pelo Congresso. E, do modo como ela o quer, será enterrado quantas vezes for apresentado.
A Venezuela não é e não será aqui, represidenta!
Por Reinaldo Azevedo

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Governo é pego de surpresa com elevação de juros após eleições

O governo não esperava a elevação da taxa básica de juros da economia de 11% para 11,25%. Integrantes do Palácio do Planalto foram pegos de surpresa com a decisão do Banco Central. A expectativa no governo era que a elevação aconteceria na reunião do Copom de dezembro.

Há um reconhecimento de assessores palacianos de que o aumento imediato dos juros na primeira reunião após a reeleição da presidente Dilma Rousseff pode intensificar um pessimismo no mercado em relação à economia. A pressão inflacionária, o aumento do dólar e a piora nas contas públicas foram motivos apontados pelo Copom para a elevação dos juros. Ainda existe a expectativa de aumento do preço de combustíveis e de alta de preços administrados nos próximos meses.

No Palácio do Planalto, há um clima de preocupação com o quadro econômico, e principalmente, com a reação dos mercados nos primeiros dias depois da eleição. Há um incômodo entre assessores palacianos com a pressão para que Dilma sinalize o perfil do futuro ministro da Fazenda. Nas palavras de um ministro, Dilma está atenta a esse cenário, mas não vai aceitar ser pressionada na sua escolha.

EUA: "pior seca da história" já atinge 100% da Califórnia

29 de outubro de 2014.



Não é apenas São Paulo que está vivendo a pior seca das últimas décadas. A Califórnia, nos Estados Unidos, está em situação parecida. De acordo com levantamento do Teleghaph, a seca local já atinge 100% do Estado, sendo que, em 58% dele, ela pode ser classificada como "excepcional", o último grau da escala de gravidade do medidor oficial norte-americano. 
O governador Jerry Brown declarou emergência no início deste ano, sugeriu corte de 20% no consumo de água da população e regulamentou multa de 500 dólares para "lavagens excessivas de calçadas e carros". Além disso, os restaurantes apenas oferecem água quando os clientes pedem, os gramados estão sendo substituídos por grama sintética e as piscinas estão sendo cobertas para evitar evaporação. 
Os reservatórios locais, embora estejam bem mais abastecidos que os de São Paulo, estão em situação considerada crítica: no geral, com 36% da capacidade. O maior deles, chamado de Lake Shasta, tem 25%. O segundo maior, 28%. 
Segundo cientistas, a seca é resultado não só da falta de chuvas, mas também da ação humana, especialmente por conta da atividade industrial e do aumento na emissão de gases que prejudicam a camada de ozônio. 
Fonte: Terra.

Novo suicídio de um banqueiro: 16° Executivo financeiro que se suicida este ano

Neste verão, parecia que haviam cessado os suicídios de banqueiros que tanto nos surpreenderam durante os primeiros meses de 2014.

Mas tal e como informa o Bloomberg, Thierry Leyne, um banqueiro franco-israelense, sócio de Dominique Strauus-Kahn, o ex chefe do FMI que caiu em desgraça por seus escândalos sexuais, morreu na quinta-feira passada, dia 23 de outubro, após aparentemente, tirar a vida saltando do 23° andar das Torres Yoo, um prestigiado complexo residencial em Tel Aviv.

Thierry Leyne

Com a morte de Leyne, o número de executivos financeiros mortos este ano em circunstâncias estranhas sobe para 16, dos quais cinco morreram após se atirar de janelas ou telhados.

Estes são os casos de suicídio de executivos financeiros durante o ano de 2014:

1 - William Broeksmit, 58 anos de idade, ex alto executivo do Deutsche Bank AG, foi encontrado morto em sua casa após um aparente suicídio em South Kensington, centro de Londres, em 26 de janeiro.

2 - Karl Slym, 51 anos, diretor gerente da Tata Motors, foi encontrado morto no quarto andar do Hotel Shangri-La em Bangkok, em 27 de janeiro.

3 - Gabriel Magee, funcionário de JP Morgan de 39 anos de idade, morreu após cair do telhado da sede da JP Morgan europeia em Londres em 27 de janeiro.

4 - Mike Dueker, 50 anos de idade, economista chefe de um banco de investimentos dos EUA. Foi achado morto próximo à ponte de Tacoma Narrows, no estado de Washington.

5 - Richard Talley, 57 anos de idade, fundador do American Title Services em Centennial, Colorado, foi encontrado morto no começo deste mês logo após, aparentemente, de atirar em si mesmo com uma pistola de pregos.

6 - Tim Dickenson, diretor de comunicações do Swiss Re AG no Reino Unido, também morreu no mês passado, embora as circunstâncias de sua morte ainda são desconhecidas.

7 - Ryan Henry Crane, 37 anos de idade, executivo da JP Morgan, morreu em aparente suicídio há apenas algumas semanas. Não há detalhes públicos sobre a sua morte.

8 - Li Junjie, 33 anos de idade, banqueiro de Hong Kong, pulou do alto da sede de JP Morgan em Hong Kong.

9 - James Stuart Jr, ex presidente do Banco Nacional do Comércio, foi encontrado morto em Scottsdale, Arizona, na manhã do dia 19 de fevereiro. Um porta-voz da família não disse qual foi a causa de sua morte.

10 - Edmund (Eddie) Reilly, 47 anos de idade, agente da bolsa do Grupo Vertical de Midtown, se suicidou ao pular na frente de um trem.

11 - Kenneth Bellando, 28 anos, corretor de capital Levy e ex analista do setor bancário de investimentos JP Morgan, saltou do 6° andar de seu apartamento em East Side.

12 - Jan Peter Schmittmann, 57 anos, ex diretor geral do banco holandês ABN Amro, foi encontrado morto em sua casa próxima à Amsterdam, junto de sua esposa e filha.

13 - Li Jianhua, 49 anos, diretor da Comissão Reguladora Bancária da China, morreu após um repentino ataque do coração.

14 - Lydia (nome não especificado), 52 anos, saltou do 14° andar do Bred-Banque Populaire em Paris.

15 - Julian Knott, 45 anos, assassinou sua esposa e depois se suicidou com uma escopeta em Jefferson Township, Nova Jersey.

16 - Thierry Leyne, 48 anos, saltou do 23° andar de um bloco de apartamentos de luxo em Tel Aviv.

Evidentemente são pessoa submetidas a muito estresse e talvez isso ajude a explicar por que tantos suicídios.

No entanto chama a atenção que pessoas tão acomodadas decidam tirar a vida, muitos deles no melhor momento de suas carreiras.

Suspeito...

Fontes:
- El Robot Pescador: Nuevo suicidio de un banquero: 16º ejecutivo financiero que se suicida este año
- Zero Hedge: Banker Suicides Return: DSK's Hedge Fund Partner Jumps From 23rd Floor Apartment

Já existem 14 PEDIDOS de IMPEACHMENT de Dilma protocolados no Congresso!

Petrolões e doações de grana pesada para Cuba e outros países onde a ditadura bolivarianista prevalece.

Há 14 pedidos de impeachment da presidenta Dilma protocolados na Câmara dos Deputados, dois deles provocados pelo recente escândalo do Petrolão.

Além disso, a revelação de que ela, como Lula, sabia de tudo, segundo o doleiro Alberto Youssef contou à Justiça Federal na semana passada, fez acelerar um abaixo-assinado no site Avaaz: ontem, no começo da noite, já havia mais de 1,1 milhão de adesões.

“Aquecidos” pela eleição de domingo, os pedidos de impeachment dificilmente vão prosperar: a maioria governista na Câmara os arquiva.

Os dois pedidos de impeachment de Dilma foram protocolados na Câmara pelos advogados Luis Carlos Crema e Matheus Sathler.

Onze pedidos de impeachment já foram arquivados pelos presidentes da Câmara da era Dilma, Henrique Alves (PMDB) e Marco Maia (PT).

A palavra impeachment, um dia depois da reeleição da petista, entrou para os Trending Topics Brasil, lista dos mais citados na rede social.

Fotos do lançamento ao mar do NPqHo ‘Vital de Oliveira’ na China.

                            Fotos do lançamento ao mar do NPqHo ‘Vital de Oliveira’ na China
                                                      
A Marinha do Brasil liberou mais fotos do lançamento ao mar do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira (H 39) em Xinhui, na China. O Navio teve seu batimento de quilha realizado no dia 16 de outubro de 2013, e sua entrega à Marinha do Brasil está prevista para maio de 2015. Sua construção está sendo acompanhada pelo Grupo de Fiscalização da Construção, Apoio Técnico e Administrativo, sediado na China.
 O Vital de Oliveira será empregado em pesquisas científicas para caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental das áreas oceânicas estratégicas do Atlântico Sul.


 O navio contará com equipamentos científicos de ponta e, além de sua tripulação qualificada, poderá embarcar mais 40 pesquisadores.

Sem-teto invadem prédio da Folha no centro de São Paulo

 
Invasores disseram integrar a Frente de Luta por Moradia, grupo que ocupa outros imóveis no centro e, na origem, é ligado ao PT

Um grupo de sem-teto invadiu na madrugada deste domingo (26) o prédio da empresa Folha da Manhã S.A., que edita a Folha de S.Paulo, no centro de São Paulo. O edifício, anexo à sede o jornal, passa por reformas.

  A Justiça concedeu liminar autorizando a reintegração de posse. Segundo os sem-teto, o local foi invadido por volta da 1h por cem famílias -no boletim de ocorrência policial constam 30 pessoas. Os invasores disseram integrar a FLM (Frente de Luta por Moradia), grupo que ocupa outros imóveis no centro e, na origem, é ligado ao PT.
Em abril, o mesmo prédio foi invadido por cerca de 70 sem-teto e desocupado após a chegada da polícia.



Folhapress
 

Transruf-Transformar RUMO AO Futuro.




O Veterano Jurandir Soares,Cordenador da Transruf-Transformar Rumo ao Futuro, Presente no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, Marinha do Brasil.




terça-feira, 28 de outubro de 2014

Ditadura Militar e as mentiras da Esquerda.

Ditadura Militar e as mentiras da Esquerda.
Por Maria Joseita Silva Brilhante Ustra
 “Em uma guerra, a primeira vítima é a verdade”, 
(Hiram Johnson - Senador americano - 1917)
Nosso site tem recebido muitos e-mails de civis de todos segmentos da sociedade, de soldados a altas patentes das Forças Armadas, queixando-se da falta de informações sobre  a Contra-Revolução de 1964 e o Regime Militar.
Confirmando a falta de informações a respeito do período, em uma troca de idéias sobre os chamados "anos de chumbo",  foi dito por um general, na presença de mais dois generais, dois coronéis e três civis, um deles, eu, que:
- Nós, militares, não eu, não discutimos o assunto por desconhecimento e vergonha desse período! (Textualmente)
Creio que não são muitos, mas, esses, certamente, terão vergonha, por desconhecerem a história e, consequentemente, não terem condições de discutir o assunto. Provavelmente, não viveram essa época e nas escolas que frequentaram devem ter estudado em livros, onde a história já vinha sendo reescrita, com a versão da esquerda. Viram nas TV noticiários,  mini-séries, novelas e filmes onde os subversivos e os terroristas das décadas de 60 e 70 são mostrados como heróis desarmados que foram torturados, trucidados e abusados sexualmente pelos truculentos gorilas das Forças Armadas. 
Eram "pobres estudantes que lutavam pela liberdade e pela democracia". Leram reportagens tendenciosas em jornais e revistas  de grande circulação. Têm que ter vergonha, realmente, falta-lhes conhecimento do que, realmente, se passou naquele período.
 
As Forças Armadas ganharam a batalha das armas, mas não enfrentaram a guerra das comunicações!...
Perderam a guerra. Não rebateram as críticas... Não  mostraram  aos milhares de jovens que passaram por suas fileiras, como soldados, como sargentos, como cadetes, ou como alunos dos Colégios Miliares a verdadeira história da Contra-Revolução de 1964 e o desenvolvimento que o regime militar trouxe ao Brasil.
Os militantes das organizações subversivo-terroristas valendo-se do fato de que as três últimas gerações não foram testemunhas oculares dos fatos ocorridos durante os governos militares, estão agora no poder e com o dinheiro de nossos impostos pretendem continuar a cooptar os jovens
 
Os militares e a sociedade deixaram que um grupo de militantes de organizações subversivo-terroristas que, finalmente, depois de três tentativas de tomada do poder  pelas armas,  na quarta tentativa,  ao assumirem o poder pelo voto popular,  reescrevessem  a história, valendo-se do fato de que as três últimas gerações não foram informadas do que se passou  durante os governos militares. 

 
É inadmissível que o maior crime praticado, clandestinamente, antes e durante o regime militar - o recrutamento de nossos jovens - continue a ser praticado agora, às claras e  com a conivência da sociedade. 
 
Nós, que vivemos essa época, que vimos jovens serem cooptados para a luta armada, que vimos  nossos amigos morrerem emboscados, que vimos  soldados jovens que serviam à Pátria  e civis inocentes serem  assassinados, não podemos aceitar esse silêncio das nossas Forças Armadas  ante tamanha ignomia praticada contra a Nação.
 

Robôs não comparecem a impeachment de Dilma.

De mais de 30 mil pessoas confirmadas no evento criado no Facebook, quase 30 foram às ruas na região do Largo da Batata, na Zona Oeste de São Paulo, pedindo o impeachment da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT), na tarde desta segunda-feira (27). 
 
"A gente se juntou no primeiro momento para derrubar a atual presidente que foi eleita. O objetivo principal é o impeachment. A gente não aceita o resultado da eleição", contou a organizadora do evento, Michela Sapojkin, de 21 anos. A estudante era quem puxava o coro: "Fora Dilma”, segurando uma faixa de protesto.
 
Decidiram, inicialmente, ficar no local, mas depois, fizeram uma mini passeata pela região de Pinheiros, conseguindo bloquear uma faixa da Avenida Faria Lima. Persistente, o grupo estava caminhando pela Avenida Doutor Arnaldo, às 20h30.
 
Com informações de O Globo. e reproduzido o Jornal GGN.

JORNALISTA DIZ QUE MENTIU POR 30 ANOS SOBRE A TORTURA .

JORNALISTA DIZ QUE MENTIU POR 30 ANOS SOBRE A TORTURA
O longo texto de Miriam, dizendo que foi orientada a mentir durante anos e que a maioria dos que se dizem torturados nunca foram sequer tocados na prisão, é uma verdadeira bomba atômica no discurso de tantas pessoas, que hoje são tratadas quase como heróis e heroínas, pelo que teriam sofrido nos porões da ditadura.

Um choque para o Brasil, uma bomba que preferiríamos, nunca viesse a público, surge agora, na imprensa brasileira. É uma confissão. Feita pela jornalista Miriam Macedo (foto). Três décadas depois, ela, que durante anos denunciou que foi torturada e assistiu torturas em prisões da ditadura militar, escreveu simplesmente: “Menti descaradamente durante 30 anos!”. O relato, feito em seu blog (blogdemirianmacedo.blogspot.com), é inacreditável. Ela escreveu: “Que teve gente que padeceu, é claro que teve. Mas alguém acha que todos nós que saíamos da cadeia contando que tínhamos sido barbaramente torturados falávamos a verdade? Não, não é verdade. Noventa e nove por cento das barbaridades e torturas eram pura mentira! Por Deus, nós sabemos disto! Ninguém apresentava a marca de um beliscão no corpo. Éramos barbaramente torturados e ninguém tinha uma única mancha roxa para mostrar! Sei, técnica do torturadores... Não, técnica de torturado, ou seja, mentira.Mário Lago, comunista até a morte, ensinava: ´quando sair da cadeia, diga que foi torturado. Sempre". Miriam, até com alguma ironia, diz que a confissão é sua contribuição para a Comissão da Verdade, instalada para trazer à luz os milhares de casos denunciados de tortura durante a terrível ditadura militar.
O longo texto de Miriam, dizendo que foi orientada a mentir durante anos e que a maioria dos que se dizem torturados nunca foram sequer tocados na prisão, é uma verdadeira bomba atômica no discurso de tantas pessoas, que hoje são tratadas quase como heróis e heroínas, pelo que teriam sofrido nos porões da ditadura. “Era mentira? Era, mas, para um revolucionário comunista, a verdade é um conceito burguês, Lênin já tinha-nos ensinado o que fazer”, concluiu a jornalista no confessionário público. E agora?

Fonte: SERGIO PIRES    http://www.newsrondonia.com.br/noticias

Investigação de panfletagem de jornais apócrifos contra Aécio não engrena no Rio


Três dias antes da eleição presidencial, rádios e redes de televisão noticiaram um suposto crime cometido por uma cidadã, que estava, conforme a TV reproduziu o que tinha sido filmado pelo empresário Alexandre Accioly, praticando crime eleitoral com a distribuição de jornais apócrifos que caluniavam o candidato tucano Aécio Neves, de acordo com as publicações.
O Jornal do Brasil, na tentativa de acompanhar o fato tão divulgado em toda a imprensa no dia e na véspera das eleições, se surpreendeu com as informações dadas pela autoridade policial responsável por apurar o episódio, ocorrido na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo a policial que recebeu o empresário na 14a. Delegacia Policial (Leblon) e conduziu a queixa feita por ele, nenhum registro de ocorrência foi oficializado e os envolvidos ouviram do delegado de plantão, Bruno Oliveira Reis, que o fato não era da competência da sua DP e não havia caracterização de crime comum nos relatos.
A equipe jurídica da campanha de Aécio Neves foi procurada nesta terça (28/10) para comentar o caso, mas ninguém soube informar sobre os rumos da denúncia de Accioly. Estranhamente, não deixaram prosseguir a apuração dessa denúncia, o que poderia, se fosse verdade, incriminar essa cidadã levada para a delegacia a pedido do empresário carioca.

EUA detectam atividade cibernética suspeita na Casa Branca.

               Muro da Casa Branca: medidas foram tomadas para controlar uma atividade cibernética

Washington - Atividade cibernética suspeita foi detectada na rede de computadores utilizada pela Casa Branca e medidas foram tomadas para controlá-la, revelou uma autoridade da Casa Branca nesta terça-feira.
O funcionário, que falou sob condição de anonimato, não dirá quem pode ter sido responsável pela atividade no que foi descrito como uma rede de computadores secreta usada por funcionários do Escritório Executivo do Presidente.
"Durante avaliação de ameaças recentes identificamos atividade preocupante na rede secreta EOP. Qualquer atividade deste tipo é algo que levamos muito a sério. Neste caso, tomamos medidas imediatas para avaliar e mitigar a atividade", disse a fonte.
"Nossas ações estão em andamento e algumas de nossas ações resultaram em interrupções temporárias e perda de conectividade para alguns usuários EOP", declarou a autoridade.


Atos organizados no Facebook pedem impeachment de Dilma.

A reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) tem motivado a mobilização, por meio das redes sociais, para protestos pedindo o impeachment da petista, com base nas denúncias de corrupção na Petrobras. As manifestações foram marcadas em São Paulo, Estado onde o adversário de Dilma, Aécio Neves, teve a segunda maior vitória: 64,31% dos votos válidos. Em Santa Catarina ele alcançou 64,59%.

No Facebook, dois eventos mobilizam mais de 10 mil pessoas. Cerca de 12 mil confirmaram presença em um ato marcado para esta segunda-feira, às 18h, no Largo da Batata, na zona oeste da capital. O ato pedirá o impeachment de Dilma e um "sistema de votação mais confiável", segundo a descrição do evento.

A manifestação deve defender o voto facultativo, o voto impresso na urna eletrônica e a devolução do "dinheiro roubado" da Petrobras. O evento foi criado por um perfil chamado Mudança Já, que se apresenta como um "movimento apartidário por uma gestão pública eficiente, educação e cidadania".

Cerca de 14 mil pessoas confirmaram presença em outro ato, marcado para amanhã, na Avenida Paulista, também às 18h, com nome de "Impeachment da Dilma".

Via: Exame

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Falências atingem em setembro o maior nível em 4 anos

                             Serasa Experian: fram encaminhados 181 pedidos de falência, diz a Serasa

São Paulo - As solicitações de falências no país aumentaram 21,5%, em setembro, em relação a agosto último, e 16% sobre o mesmo mês do ano passado, segundo mostra o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações.
Foram encaminhados à Justiça nesse período 181 pedidos ante 149, em agosto, e 156, em setembro de 2013.
As falências de setembro formaram o maior volume de solicitações dos últimos quatro anos para um mês de setembro.
Em 2011 foram registrados 108 processos; em 2012, 135; e em 2013, 156.
A maior parte dos processos refere-se às micro e pequenas empresas (91 pedidos), seguido pelas grandes empresas (51) e médias (39).
Os economistas da Serasa Experian avaliam que as empresas tiveram mais dificuldades em honrar os compromissos em razão da “deterioração do quadro conjuntural doméstico caracterizado por recessão interna, juros altos e queda generalizada dos níveis de confiança empresariais e, mais recentemente, pela alta da moeda norte-americana”.
Já as recuperações judiciais requeridas apresentaram aumento de 38,5% em comparação a agosto último com um total de 90 solicitações.
As micro e pequenas empresas lideraram os pedidos com 49 encaminhamentos.
As médias somaram 25 e as grandes empresas (16).

 Marli Moreira, da AGÊNCIA BRASIL


Operadora da Nextel pode pedir falência.......

Operadora da Nextel: empresa pretende pedir proteção judicial contra falência nos EUA

São Paulo - A NII Holdings, operadora da Nextel que luta contra uma dívida de 5,8 bilhões de dólares e concorrência acirrada no Brasil e no México, pretende pedir proteção judicial contra falência nos Estados Unidos a partir desta segunda-feira, de acordo com duas fontes com conhecimento direto da situação.
De acordo com uma fonte, que pediu anonimato uma vez que o processo está em andamento, o pedido de falência de acordo com o Capítulo 11 das leis norte-americanas permitiria à companhia com base em Reston, na Virgínia, NII Holdings reestruturar sua dívida com credores.
A NII Holdings opera em vários países da América Latina sob a marca Nextel.
A empresa quer transformar os credores em acionistas e implementar um modelo de negócio mais sustentável com foco no Brasil e no México, seus dois maiores mercados, acrescentou a fonte.
O Capítulo 11 é uma forma de falência que reorganiza os negócios e ativos de uma empresa por um período limitado. Ligações para a NII Holdings em busca de comentários não foram imediatamente retornadas.
No Brasil, a NII Holdings tem perdido clientes e sofrido um declínio na receita média por usuário enquanto a América Móvil, a espanhola Telefónica e a TIM Participações oferecem melhor cobertura para smartphones cada vez mais populares.
A NII Holdings está lutando para recuperar participação de mercado, mesmo depois que reguladores a isentaram do pagamento de taxas de interconexão para rivais maiores.
No mês passado, a NII Holdings alertou que poderia pedir proteção contra falência depois de divulgar seu nono prejuízo trimestral consecutivo.
O presidente-executivo, Steve Shindler, disse na época que, apesar dos esforços para melhorar as operações, o caixa tinha caído para níveis insuficientes para suportar o negócio.
A empresa encerrou o segundo trimestre com 1 bilhão de dólares em caixa, uma perda líquida recorrente de 629 milhões de dólares e uma redução de 77 mil assinantes em sua base de clientes.
A empresa contratou os bancos de investimento UBS e Rothschild para a assessorarem sobre uma potencial venda e uma reestruturação da dívida, respectivamente.

Busscar, fabricante de carrocerias, terá bens leiloados

Ônibus da Busscar: a expectativa é arrecadar R$ 293,4 milhões

São Paulo - A empresa que já foi uma das mais tradicionais fabricantes de carrocerias de ônibus do País, a Busscar, de Joinville (SC), terá os bens leiloados no dia 26 de novembro. Com a falência decretada há dois anos, o grupo tem dívida de R$ 1,6 bilhão. Os bens a serem vendidos são avaliados em R$ 489 milhões.
A expectativa é arrecadar, no mínimo, 60% desse valor (R$ 293,4 milhões), o que significa que o grupo continuará agonizando. No lote a ser leiloado está a Tecnofibras, avaliada em R$ 74 milhões.
É a única empresa do grupo que segue em operação. Ela produz peças para carroceria, tem 400 funcionários e faturou R$ 81 milhões em 2013.
A unidade da Busscar, que ainda conserva sua linha de montagem, está avaliada em R$ 369 milhões. No passado, ela chegou a produzir 42 carrocerias por dia e empregar 5 mil pessoas.
"Quem adquirir a Busscar poderá retomar a produção de carrocerias, se quiser", diz a leiloeira oficial Tatiane Duarte. Também irão à leilão a Climabuss (equipamentos de climatização), terrenos, imóveis, veículos, uma participação minoritária na Busscar Colômbia, entre outros.
Segundo Tatiane, a Justiça determinou que a venda seja feita em bloco único e, caso não apareça comprador, poderá ser desmembrada em seis lotes. A prioridade do que for arrecadado é o pagamento de ex-funcionários.
O grupo brasileiro Busscar foi criado em 1956 por Harold Nielson e tornou-se um gigante no ramo de carrocerias. Após a morte do fundador num desastre aéreo, em 1998, antes de formar sucessores, a empresa passou a ter problemas de gestão e financeiros e se afundou em dívidas.
Deixou de operar em 2010 e teve a falência decretada em 2012. Neste ano, o filho de Nielson, Claudio, apresentou um plano de recuperação que incluía pedido de empréstimo ao BNDES, mas foi recusado pela Justiça. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Protagonismo de Cuba em ajuda médica contra ebola gera elogios dos EUA

Nos últimos 50 anos Cuba consolidou sua imagem como uma potência médica.
Estatísticas mostram que, além de ter formado milhares de médicos desde o início da revolução liderada por Fidel Castro, o país caribenho conseguiu manter os principais indicadores sanitários no mesmo nível dos países mais desenvolvidos.
Apesar disso, o serviço médico cubano nunca foi alvo de elogios dos Estados Unidos como tem sido desde agora, por causa da intervenção de especialistas cubanos contra a epidemia de ebola nos países mais afetados da África Ocidental.
"Cuba, um país com apenas 11 milhões de habitantes, enviou 165 profissionais de saúde e deve enviar cerca de mais 300", disse recentemente o secretário de Estado americano, John Kerry.
O envio de médicos cubanos para o exterior não é novidade. Mais de 50 mil médicos da ilha prestam serviços em 66 países da América Latina (incluindo Brasil), África e Ásia.

Para o representante da Organização Panamericana de Saúde (Opas) em Cuba, José Luis Di Fabio, a reputação da medicina cubana se deve à formação e também ao enfoque preventivo do sistema de saúde do país.
"A formação médica em Cuba e o sistema de saúde se baseiam em atenção primária, onde temos um médico de família responsável por uma população de umas mil pessoas, onde há uma relação com a família (...) Há muita experiência em um trabalho de promoção da saúde e prevenção, e muito contato com a comunidade", disse Di Fabio à BBC Mundo.
 Médicos cubanos chegaram a Serra Leoa trazendo também suprimentos para tratar casos de ebola
 Fidel oferece ajuda aos Estados Unidos para combater o ebola

 Além disso, o representante da Opas também destaca que os médicos cubanos são educados "com o conceito de internacionalismo, de solidariedade" e que, como parte de sua formação, devem trabalhar em missões nos lugares mais remotos, onde outros médicos não vão.
A saúde em Cuba é pública, gratuita e recebe subvenções. Não existem hospitais particulares e nem planos de saúde.
Além disso, o ensino de medicina também é gratuito. A carreira básica é estudada por seis anos e desde o segundo ano os alunos vão para as salas de hospitais e atendem pacientes com todo tipo de doenças.
Quando um estudante cubano se forma é possível que já tenha realizado mais cirurgias que estudantes de medicina de países desenvolvidos.
O sistema de saúde cubano vem apresentando resultados melhores do que outros países em desenvolvimento.
Em alguns indicadores, como mortalidade infantil ou expectativa de vida, Cuba compete com os níveis dos países mais desenvolvidos.
A mortalidade infantil no país é de 4,2 para cada mil nascimentos, menor do que nos EUA. E a expectativa de vida é de 79,4 anos, superior a de quase toda a América Latina e de muitos países europeus.


'Negócio perfeito'
Nos últimos anos, entretanto, a preparação dos médicos cubanos foi questionada em países como Brasil, Bolívia, Costa Rica e Chile. Os médicos cubanos que tentavam a revalidação de seus diplomas nestes países tiveram sua formação considerada deficiente.
Recentemente, estudantes paquistaneses de medicina que estiveram em Cuba reclamaram da baixa qualidade do ensino e dos equipamento na ilha, e alegando que não conseguiriam passar na prova do Conselho Médico e Dental local para revalidar o diploma.
Alguns analistas dizem que houve uma deterioração da medicina cubana, e que esta se deve, em parte, às missões dos médicos no exterior.
A exportação de serviços médicos se transformou em uma das principais fontes de receita para Cuba, acima até do turismo. Em 2011, representou mais de US$ 6 bilhões.
Esta necessidade de formar mais médicos fez com que o país graduasse alunos de cursos mais curtos.
Um médico cubano que se exilou nos EUA em 1999, Julio César Alfonzo, disse que alguns dos médicos enviados para lidar com emergências em outros países sequer completaram seus estudos, mas que isso pouco importa ao governo cubano.
"É um negócio perfeito porque (você) ganha uma grande quantidade de dinheiro e o papel de herói perante a comunidade internacional", disse Alfonzo à BBC Mundo.

 Ele é diretor da ONG Solidariedade sem Fronteiras que, desde 2009, deu assistência a mais de 5 mil médicos cubanos que chegaram aos Estados Unidos para se integrar ao sistema de saúde americano.

Elogios

Apesar da crítica, Alfonzo reconhece a boa qualificação dos médicos cubanos e diz que ela poderia ser de muita ajuda para o sistema de saúde americano - que sofre com grande deficit de médicos.
Adrián Luis Sosa, clínico geral cubano de 39 anos que fugiu para os EUA em 2013, é da mesma opinião.
Ele tenta revalidar o diploma para trabalhar no país e, para ele, o sistema de saúde americano ganharia muito se aceitasse mais médicos formados em Cuba.
Sosa afirma que os americanos têm mais recursos tecnológicos, mas a atenção ao paciente em Cuba é "muito melhor".
"Sempre levo gravado o ensinamento de um professor que me dizia que tenho que olhar para cada paciente como se fosse meu pai ou minha mãe. Mas, aqui, a medicina é estritamente um negócio", disse.
Quanto ao papel de Cuba nos esforços internacionais de ajuda para quem precisa mundo afora, o representante da Opas é só elogios.
"Fazem isso há mais de 50 anos, em momentos de necessidade, em emergências como nos furacões George e Mitch, na América Central. Fizeram isso após o terremoto do Paquistão , enviando quase 2 mil trabalhadores de saúde. Foram os primeiros a chegar e os últimos a sair", disse Di Fanbio à BBC Mundo.




domingo, 26 de outubro de 2014

A PANTOMIMA ELEITORAL BRASILEIRA.

No mês de junho de 2008, na pequena cidade de Pau D’arco do Piaui, a 70 km de Teresina, cidade com 3713 habitantes, mais um exemplo do circo da política brasileira. A vereadora Carmem Lucia Portela Santos( PSB) tomou posse como vereadora com apenas 1 voto. O vereador Miguel Nascimento ( PP) foi cassado pelo TSE e o próximo da lista, senhor Reginaldo Santos, morreu num acidente de carro. A senhora Carmem então assumiu legalmente seu cargo legislativo. Observem que esse caso é um dentre milhares que exemplificam a paródia representativa política no Brasil. Uma pessoa assumir cargo político com 1 voto ( na cidade dizem que nem a vereadora votou nela mesma, esse voto seria de algum transeunte que errou o número). É o cúmulo do absurdo que mostra o quanto esse sistema político eleitoral brasileiro é uma piada de mau gosto.

             O que deve ficar bem claro para todos é que a vereadora assumiu o cargo dentro da lei. E que Lei é essa que exige representatividade popular para eleger representantes do povo e deixa pessoas com 1 voto como representantes?? Em vários estados da Nação partidos de “ esquerda” aliam-se a partidos de “ direita” com vistas ao poder municipal e seus recursos financeiros. Os outrora inimigos petistas e peemedebistas se aliam com comunistas e liberais numa chapa de fazer inveja a qualquer movimento multicolorido atual. Qual a ideologia desses partidos?? Como os órgãos governamentais querem exigir fidelidade partidária dos políticos se os partidos não sabem nem mesmo o que é ideologia?? Os partidos políticos por acaso são empresas montadas para saquearem os recursos do Estado??

              O que está na verdade errado não é meramente essas bizarrices que mostram que vários candidatos são eleitos com muito menos votos que outros, numa pantomima que indica que a esperteza matemática do coeficiente eleitoral é que determina os destinos da Nação. O que está errado é esse sistema tripartite de poderes que colocam o Legislativo e o Executivo como presas fáceis dos partidos espertalhões, e o Judiciário por sua vez, refém das atitudes dos legisladores eleitos e dos governantes corruptos, que devem favores aos grupos financeiros que os elegeram. E como já dissemos várias vezes essas aberrações inomináveis chamadas de partidos políticos cumprem apenas as ordens dos verdadeiros governantes do Brasil. E quem são esses governantes?? O Presidente, o Congresso Nacional, os Juizes, o povo?? Não!! Os verdadeiros governantes do Brasil desde a Revolução Francesa estão sentados em suas confortáveis cadeiras na City de Londres e na Wall Street de Nova York, os banqueiros multimilionários que dominam os partidecos de esquerda e de direita, e ditam aos mambembes o que fazer, depois desses mambembes serem eleitos nessas falcatruas e nessa jogada de “ voto universal”. È o sistema que está errado, e não os acontecimentos que advém desse sistema podre de Democracia Liberal e partidos políticos controlados. A invenção desse tal de Coeficiente Eleitoral( votos válidos dividido pelo número de votantes) é trágico e infame, e só vem a beneficiar os grandes partidos e por conseguinte os interesses do Grande Capital Financeiro Internacional, que são os verdadeiros governantes do Brasil. È esse o erro crasso que devemos evitar.
Como dizia o grande jurista Miguel Reale, já na década de 30, no seu primeiro livro de 1934, O Estado Moderno: “... O Estado democrático liberal nega-se assim no campo político, como já se negara no jurídico e no econômico, pois, como diz Azevedo Amaral, as próprias reformas realizadas sob a influência política partidária vieram, pouco a pouco, criando condições que acabaram por tornar insustentáveis as formas políticas de democracia liberal. Interesses agrários, interesses industriais, interesses comerciais e bancários formavam as bases lógicas dos partidos, em cada um dos quais um estado maior consciente dirigia deliberadamente os movimentos partidários, apoiado na força eleitoral de uma multidão eleitoral de votantes, que nenhuma vantagem podia auferir das suas vitórias nas urnas, e que, na imensa maioria dos casos, não se achava mesmo em condições de apreender a inutilidade do exercício da prerrogativa cívica...”

              Enquanto não se mudarem essas formas de eleições com partidos a serviços de interesses alienígenas financeiros, enquanto não se implodir essa mentira de voto universal, enquanto não se desmascarar essa falsa representatividade dos políticos e das urnas eletrônicas viciadas( piores do que as antigas urnas), teremos esses festivais de sandices, com vereadores e deputados e prefeitos eleitos com 1 voto ou sem voto. Enquanto não se implantar no Brasil a Democracia Orgânica, baseada não em partidos políticos mas em associações de classes e interesses coletivos, além do voto distrital, seremos expectadores de fatos mixórdios como o de Pau D’arco do Piaui. E olha que há pouco tempo, um macaco do zoológico do Rio de Janeiro, o conhecido macaco Tião, teve em 1988 mais de 350000 votos para eleição de Prefeito, sendo derrotado apenas por Marcelo Alencar. Seguindo a lógica do positivismo jurídico e do cumprimento das leis, por que o Macaco não teve direito de representatividade também??


CÁSSIO GUILHERME



Bilderberg um clube secreto governa o mundo.

Criado há 53 anos, o Clube Bilderberg reúne anualmente, em caráter sigiloso, nomes influentes da política, da economia e da mídia do Ocidente para debater assuntos de interesse mundial.

 Por Por Eduardo Araia

 É tudo muito discreto: quem atende o telefone do Clube Bilderberg, em Leiden, na Holanda, é uma impessoal voz feminina que, após repetir o número, sugere que a pessoa deixe uma mensagem após o sinal. Alguém mais desavisado poderia até pensar que ligou por engano para uma residência. Mas o que está por trás do tal número de telefone vai muito além disso: para muitos, o Clube Bilderberg é omaestro oculto da política e da economia ocidental há mais de cinco décadas. Todo o segredo que cerca suas atividades (nem portal na Internet ele tem) só contribui para essa imagem.

Fundado em 1954 pelo príncipe Bernhard, da Holanda, pelo primeiro-ministro belga Paul Van Zeeland, pelo conselheiro político Joseph Retinger e pelo presidente da multinacional Unilever na época, o holandês Paul Rijkens, o Clube Bilderberg é uma organização não-oficial que nasceu supostamente para promover a "cooperação transatlântica" e debater "assuntos relevantes em nível mundial" - o que, em plena Guerra Fria, equivalia a discutir a ameaça comunista. O nome Bilderberg vem do hotel holandês que abrigou a primeira reunião, em 1954. O sucesso desse evento convenceu os seus organizadores a realizá-lo anualmente, em algum país europeu, nos Estados Unidos ou no Canadá.
Atualmente, os encontros do Clube reúnem cerca de 120 personalidades européias e norte-americanas influentes na política, na economia e na mídia. Eles ocorrem em hotéis sofisticados e preferencialmente isolados, que são fechados por ocasião do evento.
Nesse período, um fortíssimo esquema de segurança, a cargo de agentes norte-americanos e de vários outros países europeus, além da polícia local, garante a privacidade dos participantes. A conferência mais recente foi realizada no Ritz-Carlton de Istambul, na Turquia, entre os dias 31 de maio e 3 de junho.
O COMITÊ organizador das conferências tem sido bastante criterioso nas suas seleções de convidados, como se pode constatar pelas listas disponíveis. O polêmico ex-secretário de Defesa norte-americano Donald Rumsfeld era nome habitual nos encontros, assim como Peter Sutherland (ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, atual diretor-executivo da British Petroleum e da Goldman Sachs International e membro do comitê organizador do Bilderberg), Paul Wolfowitz (ex-subsecretário de Defesa do governo de George W. Bush e ex-presidente do Banco Mundial) e Henry Kissinger (ex-secretário de Estado norte-americano).
... Clã de seletos
Na página oposta, o príncipe Bernhard, da Holanda, um dos fundadores do Clube Bilderberg. Ao lado, no sentido horário, alguns dos nomes que já o integraram ou que ainda fazem parte dele: a rainha Beatrix, da Holanda; o bilionário David Rockefeller; Henry Kissinger, ex-secretário de Estado norte-americano; Donald Rumsfeld, ex-secretário de Defesa dos Estados Unidos; e Javier Solana, ex-secretário-geral da Otan.
Bill Clinton, Tony Blair, o ex-secretário- geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) Javier Solana e os bilionários David Rockefeller e Bill Gates também já integraram essa exclusiva relação (veja no quadro alguns dos nomes convidados para a conferência deste ano).
Ao reunir tanta riqueza e poder e zelar pela privacidade absoluta em seus eventos (nenhum participante pode falar sobre o que viu e ouviu nos encontros), o Clube Bilderberg se tornou prato cheio para as teorias conspiratórias. Segundo elas, a organização manipula políticas nacionais e eleições, provoca guerras e recessões e chega a ordenar assassinatos e renúncias de líderes mundiais - como teria acontecido, respectivamente, com o presidente norte-americano John Kennedy e a primeira-ministra britânica Margaret Thatcher.
PARA MUITOS sérvios, o Bilderberg foi o responsável pela queda de Slobodan Milosevic. Fala-se ainda que três famosos terroristas - Timothy McVeigh (responsável pelo atentado de Oklahoma City), David Copeland (um dos responsáveis pelo atentado ao metrô de Londres) e Osama Bin Laden - também pensam que os governos nacionais dançam conforme a música tocada pelo Clube.
O curioso é que o Bilderberg incomoda tanto conservadores quanto liberais. Para os primeiros, a organização é um plano sionista liberal. Para os outros, com tanto cacife e sigilo envolvidos, coisa boa não deve sair dali. "Quando tanta gente com tanto poder se reúne em um só lugar, acho que nos devem uma explicação sobre o que está acontecendo", disse o exjornalista britânico Tony Gosling ao jornalista Jonathan Duffy, do BBC News Online Magazine ("Bilderberg: The Ultimate Conspiracy Theory", de 3 de junho de 2004).
Por mais verossímeis ou DESCABELADAS que sejam, as ESPECULAÇÕES sobre a verdadeira ATUAÇÃO do Clube Bilderberg dificilmente poderão ser CONFIRMADAS ou refutadas
Segundo Gosling, o economista britânico Will Hutton, ex-participante das
... Influência
Na página oposta, a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, possível vítima do Clube; Bill Gates já teria participado das reuniões secretas; e o terrorista Osama Bin Laden, que acredita no poder de decisão do Bilderberg.
conferências do Bilderberg, comparou o evento ao encontro anual do Fórum Econômico Mundial, no qual "o consenso estabelecido é o pano de fundo contra o qual a política é feita em nível mundial". Gosling exemplificou os perigos desse "consenso": "Um dos primeiros lugares onde ouvi sobre a determinação de as forças norte-americanas atacarem o Iraque foi no encontro de 2002 do Bilderberg, graças a um vazamento de informação."
Os organizadores se defendem. Para o belga Étienne Davignon, exvice- presidente da Comissão Européia, vice-presidente da multinacional francesa Suez-Tractebel e atual presidente da conferência do Clube Bilderberg, é impossível pensar em comando mundial único.
"Não creio numa classe governante global porque não creio que tal classe exista", disse ele ao jornalista da BBC Bill Hayton ("Inside the secretive Bilderberg Group", de 29 de setembro de 2005). "Apenas penso que são pessoas influentes interessadas em conversar com outras pessoas influentes."
O jornalista Martin Wolf, do diário inglês Financial Times, que foi convidado para alguns encontros, também pensa que não há fogo atrás dessa fumaça: "A idéia de que tais eventos não podem ser realizados na privacidade é fundamentalmente totalitária", disse a Duffy. "Não é um organismo executivo. Nenhuma decisão é tomada lá."
O EX-CHANCELER britânico Denis Healey, uma das presenças de primeira hora das conferências do Clube Bilderberg, também minimizou as críticas: "Nunca procuramos atingir um consenso sobre os grandes temas nas conferências", disse a Duffy.
"É simplesmente um lugar para discussões." Healey é só elogios ao Clube: "O Bilderberg é o grupo internacional mais útil do qual participei. A confidencialidade permite às pessoas falarem honestamente, sem medo das repercussões", acrescentou ele.
Por mais verossímeis ou descabeladas que sejam, as especulações sobre a verdadeira atuação do Clube Bilderberg dificilmente poderão ser confirmadas - ou refutadas - por completo. Elas, aliás, não surpreendem o pesquisador britânico Alasdair Spark, especialista em teorias conspiratórias ouvido por Duffy.
"A idéia de que uma panelinha sombria está mandando em todo o mundo não é nada nova", comentou Duffy. "Por centenas de anos as pessoas acreditaram que o mundo é governado por um grupo de judeus. Não deveríamos esperar que os ricos e poderosos organizassem as coisas em seu próprio interesse? Isso é chamado de capitalismo."


"A idéia de que uma panelinha sombria está mandando em todo o mundo não é nada nova", comentou Duffy. "Por centenas de anos as pessoas acreditaram que o mundo é governado por um grupo de judeus. Não deveríamos esperar que os ricos e poderosos organizassem as coisas em seu próprio interesse? Isso é chamado de capitalismo."
Lista seleta

Os 20 nomes relacionados a seguir, convidados pelo Clube Bilderberg para a conferência deste ano em Istambul, são uma amostra da elite ocidental reunida pela organização.
✧ Rainha Beatrix, da Holanda.
✧ Lloyd Blankfein, presidente e chefe-executivo do banco Goldman Sachs.
✧ Paul Gigot, editor da página de editoriais do Wall Street Journal.
✧ Jaap de Hoop Scheffer, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte.
✧ Rei Juan Carlos I, da Espanha.
✧ Muhtar Kent, presidente e diretor de operações da Coca-Cola.
✧ Henry Kissinger, ex-secretário do ex-presidente Richard Nixon e atual presidente da Kissinger Associates.
✧ Klaus Kleinfeld, presidente da Siemens.
✧ John Mickletwait, editor do The Economist.
✧ Jorma Ollila, chairman da Nokia e da Shell.
✧ Príncipe Philippe, da Bélgica
✧ Eric Schmidt, presidente e chefe-executivo do Google.
✧ Klaus Schwab, presidenteexecutivo do Fórum Econômico Mundial
✧ Javier Solana, secretário-geral do Conselho da União Européia.
✧ Michael Tilmant, presidente do ING Group.
✧ Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu.
✧ Daniel Vasella, presidente e chefe-executivo da Novartis.
✧ Jeroen van der Veer, chefeexecutivo da Shell.
✧ Paul Wolfowitz, presidente do Banco Mundial.
✧ Robert Zoellick (na época, executivo do Goldman Sachs. Assumiu a presidência do Banco Mundial em julho).