A Marinha do Brasil através do Programa ARP-E (Aeronave Remotamente Pilotada – Embarcada), selecionou 2 modelos para avaliação.
O Scan Eagle da Insitu-Boeing, que o DAN acompanhou (veja aqui o artigo publicado), e o CAMCOPTER S-100 da empresa austríaca SCHIEBEL.
A SCHIEBEL enviou ao Brasil, uma equipe
de técnicos com 2 helicópteros não tripulados, modelo CAMCOPTER S-100,
para avaliação junto à MB. Todos os equipamentos foram embarcados no
Navio Patrulha Oceânico – NPaOc Apa P 121, que seguiu para a costa da Região dos Lagos, nas proximidades da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia – BAeNSPA.
No período de 2 à 5 de junho, a SCHIEBEL teve a oportunidade de demonstrar para os oficiais da DAerM - Diretoria
de Aeronáutica da Marinha, as capacidades do VTOL-UAS (Vertical
Take-Off and Landing Unmanned Air System). Após uma série de missões
realizadas a bordo do navio, num total de 60 horas de voo, foi possível
verificar as capacidades marítimas do CAMCOPTER S-100.
O Defesa Aérea & Naval
esteve a bordo no último dia 5 para poder conferir de perto, os voos de
avaliação e trazer para nossos leitores, como foi a demonstração em voo
do CAMCOPTER S-100.
Após o embarque no NPaOc Apa,
o navio suspendeu para a área de demonstração, distante 40 milhas de
Arraial do Cabo-RJ. Cada CAMCOPTER S-100 possuía uma configuração
específica.
O CAMCOPTER 01 estava configurado com: Câmera da L3, Wescam MX-10 (FLIR), Radar da Selex, PicoSar e Automatic Independent System (AIS).
O CAMCOPTER 02 estava configurado com: Selex ES SAGE ESM (MAGE).
Para a Marinha, essa avaliação a bordo
de seu navio, e em nosso teatro de operações, facilita muito a
verificação das capacidades de ‘payload’ (carga útil)
da aeronave e assim, verificar as limitações operativas do sistema
quando embarcado. A MB, após os testes e análise dos relatórios gerados,
poderá rever ou não, os requisitos de alto nível de seu programa ARP-E.
Nesta oportunidade, a qual o DAN esteve
presente, apenas o modelo 01 foi utilizado. Havia muita expectativa
quanto ao desempenho operacional da aeronave em condições de vento
cruzado e com o caturro do navio. O que se viu, foi uma aeronave pronta,
com uma decolagem simples e rápida.
O CAMCOPTER S-100 possui uma boa
manobrabilidade e após várias performances em voo, onde verificamos a
excelente qualidade das imagens geradas por seu FLIR, iniciou-se a
sequência de pousos e decolagens no convoo do navio. O pouso pode ser
feito manualmente ou 100% automático e a aderência do CANCOPTER S-100 ao
convoo é impressionante.
Durante a apresentação a bordo do
programa ARP-E, o Capitão-de-Corveta Marcelo explicou que o modelo
testado não poderia carregar todos os sensores de uma só vez, pois
possui um limite de peso para operar, por esta razão, a SCHIEBEL trouxe
os 2 modelos. Pode-se observar a qualidade da câmera da L3, Wescam MX-10
e do radar PicoSar da Selex do modelo 01, operando a grandes distâncias
e altitudes que variaram entre 100 e 3.000 pés e as características de
detecção do SAGE ESM (MAGE), onde foi detectado um alvo à 50 milhas com
o modelo 02.
O CAMCOPTER S-100 possui 3 pontos para
payload, porém, seu desempenho está diretamente ligado ao tipo de sensor
que o mesmo levará. Nos testes, o CAMCOPTER S-100 voou por 5 horas
direto, alcançando a autonomia informada pelo fabricante. O alcance
operacional depende do tipo de antena utilizada, podendo variar de 20,
40 ou 110 milhas do navio.
O CAMCOPTER S-100 utiliza gasolina de
aviação – AvGas de 100 octanas e está em desenvolvimento um motor para
JP-5 e outro a Diesel.
A operação do CAMCOPTER S-100 é
realizada por 5 operadores podendo ser necessário mais, caso a MB opte
por ter os 2 modelos com sensores diferentes.
O preço de aquisição de 1 sistema com 2
aeronaves, suporte logístico e pacote de sobressalentes para os 05
primeiros anos de operação, fica em aproximadamente USD $ 8 milhões.
O programa demonstrou com sucesso, as
capacidades do CAMCOPTER S-100 em atender às necessidades operacionais
em ambientes complexos e dinâmicos.
Objetivos do Programa ARP-E da Marinha
O emprego de Aeronaves Remotamente Pilotadas Embarcadas (ARP-E) tem como principais objetivos:
- Coletar, armazenar e transmitir dados e imagens, durante o dia e a noite em missões de esclarecimento de superfície;
- Otimizar as tarefas relacionadas à busca e salvamento na área de jurisdição SAR do Brasil;
- Permitir o controle do tráfego marítimo em áreas sensíveis e de interesse;
- Criar uma doutrina própria de emprego desse equipamento em ambiente naval;
- Apoiar a Patrulha Naval no que
tange ao combate de ilícitos no mar tais como: a pesca predatória, a
extração mineral ilegal, o contrabando, pirataria e crimes ambientais.
Possibilidades para obtenção do Sistema:
LA1 – “Leasing” de 01
sistema, com operação e manutenção a cargo do OEM (Original Equipment
Manufacututer), acompanhado de pessoal da MB.
LA2 – Aquisição do
Primeiro Lote de 05 sistemas, com operação e manutenção a cargo de
pessoal da MB. 3 equipariam os NaPaOc, 1 ficaria de reserva e 1 seria
destinado para treinamento em solo dos operadores.
Características:
- Independência: Decolagem, navegação Waypoint e pouso completamente independentes;
- Navegação: INS e GPS redundantes;
- Potência: Motor rotativo de 50HP (Tecnologia Wankel);
- Link de Dados/Vídeo: Vídeo completamente digital, comprimido(até 4 alimentações simultâneas);
- AlcanceD/L típico: 50, 100 ou 200 Km (27,54 ou 108mn);
- Velocidade de arremetida: 120 nós;
- Velocidade de cruzeiro: 55 nós (para melhor autonomia de voo);
- Autonomia de voo: >6 horas
com 34 Kg (75 lbs) de carga útil mais tanque de combustível externo
opcional, prolongando a autonomia para >10 horas;
- Carga útil típica: 50 Kg (110 lbs);
- Peso MTO: 200 Kg (440 lbs);
- Peso vazio: 110 Kg (243 lbs);
- Comprimento: 3.110 mm;
- Altura: 1.120 mm;
- Largura: 1.240 mm;
- Diâmetro do rotor principal: 3.400 mm.
Encerramento
Ao final da demonstração, durante o
retorno para o Rio de Janeiro, foi realizada uma “Fotex” com os S-100 no
convoo, e na oportunidade, o comandante do NPaOc Apa, Capitão-de-Fragata Alexandre Borges e o Capitão-de-Corveta Marcelo receberam da SCHIEBEL, miniaturas do CAMCOPTER S-100.
Nossos agradecimentos ao CCSM, CC Carla e CC Daniel, pelo total apoio para a realização desta cobertura.
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