Hinos

domingo, 30 de novembro de 2014

Marinha do Brasil avalia o Camcopter S-100 da SCHIEBEL

Cancopter-20
CAMCOPTER S-100 da SCHIEBEL
Por Luiz Padilha
A Marinha do Brasil através do Programa ARP-E (Aeronave Remotamente Pilotada – Embarcada), selecionou 2 modelos para avaliação.
O Scan Eagle da Insitu-Boeing, que o DAN acompanhou (veja aqui o artigo publicado), e o CAMCOPTER S-100 da empresa austríaca SCHIEBEL.
NPaOc-Apa-P-121
NPaOc Apa P-121
A SCHIEBEL enviou ao Brasil, uma equipe de técnicos com 2 helicópteros não tripulados, modelo CAMCOPTER S-100, para avaliação junto à MB. Todos os equipamentos foram embarcados no Navio Patrulha Oceânico – NPaOc Apa P 121, que seguiu para a costa da Região dos Lagos, nas proximidades da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia – BAeNSPA.
Cancopter-44       Cancopter-36
No período de 2 à 5 de junho, a SCHIEBEL teve a oportunidade de demonstrar para os oficiais da DAerM - Diretoria de Aeronáutica da Marinha, as capacidades do VTOL-UAS (Vertical Take-Off and Landing Unmanned Air System). Após uma série de missões realizadas a bordo do navio, num total de 60 horas de voo, foi possível verificar as capacidades marítimas do CAMCOPTER S-100.
Cancopter-33
CAMCOPTER 02 em primeiro plano e CAMCOPTER 01 ao fundo
O Defesa Aérea & Naval esteve a bordo no último dia 5 para poder conferir de perto, os voos de avaliação e trazer para nossos leitores, como foi a demonstração em voo do CAMCOPTER S-100.
Após o embarque no NPaOc Apa, o navio suspendeu para a área de demonstração, distante 40 milhas de Arraial do Cabo-RJ. Cada CAMCOPTER S-100 possuía uma configuração específica.
O CAMCOPTER 01 estava configurado com:  Câmera da L3, Wescam MX-10 (FLIR), Radar da Selex, PicoSar e Automatic Independent System (AIS).
Cancopter-37
01 equipado com L3 Wescam MX-10 (FLIR), Radar Selex PicoSar e Automatic Independent System (AIS)
O CAMCOPTER 02 estava configurado com: Selex ES SAGE ESM (MAGE).
Cancopter-45
02 equipado com Selex ES SAGE ESM (MAGE)
Para a Marinha, essa avaliação a bordo de seu navio, e em nosso teatro de operações, facilita muito a verificação das capacidades de ‘payload’ (carga útil) da aeronave e assim, verificar as limitações operativas do sistema quando embarcado. A MB, após os testes e análise dos relatórios gerados, poderá rever ou não, os requisitos de alto nível de seu programa ARP-E.
Cancopter-48       Cancopter-49
Cancopter-51       Cancopter-21
Nesta oportunidade, a qual o DAN esteve presente, apenas o modelo 01 foi utilizado. Havia muita expectativa quanto ao desempenho operacional da aeronave em condições de vento cruzado e com o caturro do navio. O que se viu, foi uma aeronave pronta, com uma decolagem simples e rápida.
O CAMCOPTER S-100 possui uma boa manobrabilidade e após várias performances em voo, onde verificamos a excelente qualidade das imagens geradas por seu FLIR, iniciou-se a sequência de pousos e decolagens no convoo do navio. O pouso pode ser feito manualmente ou 100% automático e a aderência do CANCOPTER S-100 ao convoo é impressionante.
 controle       Cancopter-34
Durante a apresentação a bordo do programa ARP-E,  o Capitão-de-Corveta Marcelo explicou que o modelo testado não poderia carregar todos os sensores de uma só vez, pois possui um limite de peso para operar, por esta razão, a SCHIEBEL trouxe os 2 modelos. Pode-se observar a qualidade da câmera da L3, Wescam MX-10 e do radar PicoSar da Selex do modelo 01, operando a grandes distâncias e altitudes que variaram entre 100  e 3.000 pés e as características de detecção do SAGE ESM (MAGE), onde foi detectado um alvo à 50 milhas com o modelo 02.
Cancopter-02       Cancopter-53
Cancopter-04       Cancopter-03
Cancopter-08
Imagem do FLIR identificando o indicativo do navio
O CAMCOPTER S-100 possui 3 pontos para payload, porém, seu desempenho está diretamente ligado ao tipo de sensor que o mesmo levará. Nos testes, o CAMCOPTER S-100 voou por 5 horas direto, alcançando a autonomia informada pelo fabricante. O alcance operacional depende do tipo de antena utilizada, podendo variar de 20, 40 ou 110 milhas do navio.
antenas
3 modelos com alcance entre 20,40 e 110 milhas

Cancopter-40       Cancopter-41
Cancopter-38     Cancopter-42     Cancopter-47
O CAMCOPTER S-100 utiliza gasolina de aviação – AvGas de 100 octanas e está em desenvolvimento um motor para JP-5 e outro a Diesel.
A operação do CAMCOPTER S-100 é realizada por 5 operadores podendo ser necessário mais, caso a MB opte por ter os 2 modelos com sensores diferentes.
O preço de aquisição de 1 sistema com 2 aeronaves, suporte logístico e pacote de sobressalentes para os 05 primeiros anos de operação, fica em aproximadamente USD $ 8 milhões.
sistema
O programa demonstrou com sucesso, as capacidades do CAMCOPTER S-100 em atender às necessidades operacionais em ambientes complexos e dinâmicos.
Cancopter-43       Cancopter-39

Objetivos do Programa ARP-E da Marinha

O emprego de Aeronaves Remotamente Pilotadas Embarcadas (ARP-E) tem como principais objetivos:
- Coletar, armazenar e transmitir dados e imagens, durante o dia e a noite em missões de esclarecimento de superfície;
- Otimizar as tarefas relacionadas à busca e salvamento na área de jurisdição SAR do Brasil;
- Permitir o controle do tráfego marítimo em áreas sensíveis e de interesse;
- Criar uma doutrina própria de emprego desse equipamento em ambiente naval;
- Apoiar a Patrulha Naval no que tange ao combate de ilícitos no mar tais como: a pesca predatória, a extração mineral ilegal, o contrabando, pirataria e crimes ambientais.
Cancopter-05       Cancopter-09

Possibilidades para obtenção do Sistema:

LA1 – “Leasing” de 01 sistema, com operação e manutenção a cargo do OEM (Original Equipment Manufacututer), acompanhado de pessoal da MB.
LA2 – Aquisição do Primeiro Lote de 05 sistemas, com operação e manutenção a cargo de pessoal da MB. 3 equipariam os NaPaOc, 1 ficaria de reserva e 1 seria destinado para treinamento em solo dos operadores.
ARP-E

Características: 

- Independência: Decolagem, navegação Waypoint e pouso completamente independentes;
- Navegação: INS e GPS redundantes;
- Potência: Motor rotativo de 50HP (Tecnologia Wankel);
- Link de Dados/Vídeo: Vídeo completamente digital, comprimido(até 4 alimentações simultâneas);
- AlcanceD/L típico: 50, 100 ou 200 Km (27,54 ou 108mn);
- Velocidade de arremetida: 120 nós;
- Velocidade de cruzeiro: 55 nós (para melhor autonomia de voo);
- Autonomia de voo: >6 horas com 34 Kg (75 lbs) de carga útil mais tanque de combustível externo opcional, prolongando a autonomia para >10 horas;
- Carga útil típica: 50 Kg (110 lbs);
- Peso MTO: 200 Kg (440 lbs);
- Peso vazio: 110 Kg (243 lbs);
- Comprimento: 3.110 mm;
- Altura: 1.120 mm;
- Largura: 1.240 mm;
- Diâmetro do rotor principal: 3.400 mm.

Encerramento

Ao final da demonstração, durante o retorno para o Rio de Janeiro, foi realizada uma “Fotex” com os S-100 no convoo, e na oportunidade, o comandante do NPaOc Apa, Capitão-de-Fragata Alexandre Borges e o Capitão-de-Corveta Marcelo receberam da SCHIEBEL, miniaturas do CAMCOPTER S-100.
Cancopter-31
CF Alexandre Borges, comandante do Apa, CC Marcelo e representantes da SCHIEBEL
Cancopter-29       Cancopter-30
Nossos agradecimentos ao CCSM, CC Carla e CC Daniel, pelo total apoio para a realização desta cobertura.
image_pdfimage_print

Nenhum comentário:

Postar um comentário