Avião cargueiro KC-390 (imagem: Shephard) |
A Embraer planeja fazer o primeiro voo do jato de transporte KC-390 na
próxima semana, informou o gerente do projeto na Copac (Comissão
Coordenadora do Programa Aeronave de Combate), coronel Sergio Henrique
da Silva Carneiro. “Pela nossa programação está tudo certo para que o
voo aconteça a partir do dia 19″, disse.
Segundo Carneiro, até no máximo o início da próxima semana a Anac
(Agência Nacional da Aviação Civil) deverá emitir o certificado que
autoriza a Embraer a realizar o voo com a aeronave. “Trata-se de um
procedimento padrão onde a autoridade certificadora verifica se todos os
ensaios, procedimentos de segurança e documentação técnica para o voo
foram feitos e cumpridos de acordo com o previsto”, afirmou.
Com relação ao problema identificado no motor durante um teste no fim de
dezembro, Carneiro disse que o equipamento foi substituído e
encaminhado para manutenção. “O problema com o motor não impediria o
voo. Está tudo caminhando bem e dentro do cronograma.”
O gerente do KC-390 comentou que mais de 300 pessoas, entre técnicos,
engenheiros e representantes das empresas parceiras dos principais
sistemas da aeronave estão envolvidas no primeiro voo da aeronave, a
maior já desenvolvida pela indústria aeronáutica brasileira. Todas as
atividades estão sendo realizadas na fábrica da Embraer em Gavião
Peixoto (SP). O local concentra a produção das aeronaves de defesa da
empresa.
Carneiro informou ainda que a FAB continua trabalhando para fechar os
acordos de “offset” relacionados ao KC-390. O objetivo é exigir desses
parceiros contrapartidas tecnológicas e de cooperação industrial em
função da participação deles no projeto. Todos os “offsets” serão
revertidos em benefício das empresas do setor aeroespacial brasileiro.
De acordo com o coronel Carneiro, já foram assinados três contratos de
offset com as empresas Rockwell Collins, BAE e Rohde-Schwarz. Um deles
está em vias de ser assinado com a Thales e dois em negociação avançada
com a Cobham e Goodrich. “São offsets relacionados aos sistemas de
propulsão, comandos de voo, aviônica, manuseio e lançamento de carga e
sistema de missão”, explicou.
A FAB também negocia com as empresas DRS, Eaton, Hamilton-Sundstrand,
Safram / Sagem, Selex-Galileo e Rafael. “O grande offset, no entanto
será na área de motores e está sendo discutido com a International Aero
Engines (IAE)”, afirmou Carneiro. (R. A.)
Valor Econômico, via Resenha do EB/montedo.com/http://saladeestado.blogspot.com.br/
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