Hinos

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Risco de chuva forte sobre a Grande SP.

As pancadas de chuva voltaram a ocorrer com mais frequência sobre o Estado de São Paulo em novembro, inclusive na Grande São Paulo. Mas a chuva acumulada em 23 dias ainda está abaixo da média na maioria das regiões paulistas. Apenas algumas áreas do oeste e noroeste do Estado de São Paulo já acumularam chuva um pouco acima da média.





No mapa de anomalia de chuva, os tons de alaranjado indicam chuva abaixo da média. A mancha azul claro no oeste e noroeste de São Paulo indica chuva um pouco acima da média.



Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, do dia 1 até 10h do dia 24 de novembro chove 73,9 mm na região do Mirante de Santana, na zona norte da cidade. Esta quantidade de chuva corresponde a 51% da média de chuva histórica pra novembro que é de aproximadamente 146 mm.







Mas a chuva desta última semana de novembro poderá mudar o balanço da chuva na cidade de São Paulo e em várias regiões do Estado. A recente passagem de uma frente fria deixou áreas de instabilidade que se intensificam nos próximos dias. A circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera vão e a queda da pressão vão deixar as nuvens mais carregadas no decorrer da semana. Vários eventos de chuva forte e volumosa são esperados sobre o Estado de São Paulo, inclusive sobre a Grande São Paulo. O risco de chuva forte já aumenta nesta terça-feira.

A semana segue com muitas nuvens e ar abafado na Grande São Paulo. A chuva ocorre principalmente à tarde e à noite. Nos próximos três dias, a chuva poderá causar até alguns alagamentos.



Chuva diária para os próximos 15 dias estimada para a Grande São Paulo e para Sistema Cantareira. O número que aparece no canto inferior direito é a média de chuva sobre o Cantareira que está desenhado em roxo.



Visão de São Paulo do topo do Edifício Itália, no centro da cidada, em 5-11-2014, por Luckas Eduardo Scartozzoni. Clique na foto e veja imagens do tempo de outras cidades do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário