O brigadeiro Joseli Camelo (esq), indicado pela FAB para o STM, e o brigadeiro Luiz Alberto Bianchi (dir), que assumirá o comando das viagens da presidente Dilma. (Foto: Filipe Matoso/G1) |
Joseli foi o comandante do avião presidencial nos últimos doze anos,
período em que o PT está no poder. Ou seja, a única atribuição que teve
em sua trajetória como oficial general foi cuidar das viagens de Lula e
Dilma, função vinculada ao GSI.
"Joseli, por que o avião está sacudindo?"; "Joseli, que curva é essa?";
"Joseli, eu não quero ir mais rápido se for para passar por
turbulência"; essas expressões da Presidente Dilma Rousseff
renderam-lhe o apelido de "Marechala do Ar", por interferir, com sua
notória sutileza, nos planos de voo do comandante do Boeing
presidencial.
Dilma tem horror a turbulências durante o voo. Certo dia - relata a
repórter Natuza Nery, da Folha - ela viajava de Brasília a Porto Alegre
quando um detalhe curioso chamou a atenção de uma assessora. No lugar de
uma linha reta, o gráfico que descrevia a trajetória da aeronave
mostrava um ziguezague. Motivo: a presidente insistiu para que Joseli
fugisse do agito. Certa vez, o desvio foi tão grande que a aeronave fez a
"curva" em Mato Grosso antes de aterrissar em Brasília. Sacudir em
grandes altitudes é ruim porque incomoda, mas não por ser inseguro. Além
disso, seguir em linha reta é mais rápido e mais barato. Acostumado com
as exigências da passageira, o futuro Ministro do STM costumava
brincar: "Veja aqui, presidente, por onde a senhora quer ir".
Como brigadeiro, Joseli não exerceu nenhum cargo de comando dentro da
FAB, o que não impediu que seu nome fosse cogitado fortemente para a
sucessão de Saito. Seu principal predicado: a proximidade com a
Presidente. A indicação ao STM foi imposição de Dilma Rousseff.
Comparando
Comparando
O então coronel Mark Tillman, da USAF, piloto senior do Air Force One
durante oito anos, é considerado um herói americano por impedir que a
aeronave presidencial - Bush filho à bordo - fosse abatida durante o
episódio do 11 de setembro de 2001.
Pois bem, hoje Mark Tillman é..."apenas" coronel da reserva da mais poderosa força aérea do mundo.
Com informações do G1 e Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário