Hinos

segunda-feira, 23 de março de 2015

Até Frank Underwood é mais popular que o presidente Obama...

Frank Underwood (Kevin Spacey) em 'House of Cards'
Frank Underwood (Kevin Spacey) em 'House of Cards'(VEJA.com/Divulgação)
Seja o bem-intencionado Josiah Bartlet, da série "The West Wing", ou o manipulador Frank Underwood, de "House of Cards", os americanos preferem presidentes de seriados do que o autêntico mandatário dos Estados Unidos, Barack Obama. Uma pesquisa da Reuters-Ipsos revelada nesta segunda-feira mostrou que 54% dos americanos desaprovam Obama, enquanto 46% o veem de modo positivo.
A pesquisa também pediu para os cidadãos imaginarem como seria o desempenho de personagens fictícios no comando da Casa Branca. O 'presidente' David Palmer (vivido pelo ator Dennis Haysbert), da série "24", drama da Fox focado no contraterrorismo, ficou com 89% de aprovação. Josiah 'Jed' Bartlet, de "The West Wing" - interpretado pelo veterano Martin Sheen e amado pelos democratas, incluindo muitos que trabalham na Casa Branca de Obama - foi avaliado favoravelmente por 82% dos entrevistados. No universo sombrio de "Battlestar Galactica", do canal SyFy, a presidente Laura Roslin, papel da atriz Mary McDonnell, recebeu 78% de classificação favorável entre os fãs de sua luta para enfrentar os Cylons, uma raça de robôs humanoides assassinos.
Leia também
Obama diz a Netanyahu que EUA vão "reavaliar" política sobre Israel
Obama diz que deveria ter fechado Guantánamo em seu 1º dia como presidente
Obama declara Venezuela uma ameaça à segurança nacional dos EUA
Como os americanos são acentuadamente divididos por duas linhas partidárias marcantes, é improvável que qualquer outro presidente na vida real possa obter altíssimos índices de apoio, disse Tevi Troy, um historiador especializado na Presidência dos EUA e autor do livro "What Jefferson Read, Ike Watched, and Obama Tweeted" ("O que Jefferson leu, Ike viu, e Obama tuitou", em tradução livre), um estudo da cultura popular na Casa Branca. "Quase metade do país vai ficar predisposta contra você só porque essa é a maneira como se alinham, ou com os republicanos ou com os democratas", disse Troy.
Presidentes fictícios moralmente questionáveis também superaram os índices de apoio de Obama na pesquisa Reuters-Ipsos. Entre os que assistiram a "Scandal", da ABC, 60% tinham uma visão favorável de Fitzgerald Grant, o mulherengo e bebedor de uísque interpretado por Tony Goldwyn. Em "House of Cards", produção da Netflix, o inescrupuloso presidente Frank Underwood mata um congressista, uma jornalista, chantageia colegas e é adepto de articulações políticas nada republicanas. Mesmo com esse histórico, o personagem obteve 57% de aprovação dos entrevistados.
O próprio Obama já declarou em mais de uma oportunidade que é fã de "House of Cards" e, brincando, confessou ter inveja do pragmatismo de Underwood. "Eu gostaria que as coisas na Casa Branca fossem assim implacavelmente eficientes", disse a Reed Hastings, presidente-executivo da Netflix.
(Da redação)
Fonte:http://veja.abril.com.br/http://saladeestado.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário