Hinos

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Como a Folha transformou em “vitória” a derrota do PSDB no TSE


Quatro dias após a reeleição de Dilma Rousseff, o PSDB levou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedido de "auditoria especial" no resultado da eleição presidencial. A ação foi assinada pelo "coordenador jurídico" do partido, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).
O PSDB pediu ao TSE que fosse criada uma "comissão formada por técnicos indicados pelos partidos políticos para fiscalização dos sistemas de todo o sistema eleitoral".
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, analisou o pedido do PSDB e, na segunda-feira (3), enviou ao Tribunal Superior Eleitoral um parecer contrário à realização de uma auditoria no resultado da eleição presidencial. E afirmou que o pedido poderia "comprometer a credibilidade da Justiça Eleitoral" e acusou o PSDB de "imprudência".
No mesmo dia, o TSE divulgou nota dizendo que iria responder "oportunamente" a consulta do partido. E, na última terça-feira (4), em consonância com o PGR, negou o pedido tucano. A Corte Eleitoral recusou a formação de uma comissão de partidos. Contudo, permitiu que o PSDB tenha acesso aos dados solicitados.
No fim da tarde da mesma terça-feira 4, o portal UOL, entre outros, deu a notícia da forma correta. O PSDB, além de perder a eleição, também fracassou em envolver o TSE em sua tentativa de pôr em dúvida a lisura do processo eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário