Ano passado
publiquei um post informando dos sérios problemas na relação de
profissionais marítimos formados e a absorção do mercado de trabalho.
Naquela ocasião mencionei que a quantidade de profissionais se formando
anualmente em TODAS AS CATEGORIAS seria um desastre para os mercantes.
Naquela ocasião informamos que a TRANSPETRO cumpria um papel desastroso.
Foi a TRANSPETRO que contratou vários estrangeiros sobretudo
peruanos, para tripular embarcações de bandeira brasileira do REB,
Registro Especial Brasileiro. Não são embarcações estrangeiras, são
embarcações brasileiras com bandeira e registro brasileiro.
A Estatal TRANSPETRO está gerando emprego há mais de 2 anos no exterior desempregando brasileiros.
A
contratação é permitida por legislação que se faça isso tendo em vista
normas do REB brasileiro que de forma clara, menciona que apenas o
Comandante e o Chefe de Máquinas devem ser cidadãos brasileiros nas
embarcações de bandeira do REB.
O
salário pago para esses estrangeiros sobretudo os cidadãos peruanos do
Mercosul cobertos pela legislação nacional TEM QUE SER O MESMO À SER
PAGO PARA O CIDADÃO BRASILEIRO POIS POSSUEM CARTEIRA DE TRABALHO
BRASILEIRA. ESTÁ NA LEI.
O custo da folha de pagamento é o mesmo. Qual a vantagem então em se contratar esses estrangeiros??? QUEM GANHOU DINHEIRO ????
Com
esse procedimento, e a omissão sindical (por alguma razão) a ESTATAL
TRANSPETRO contribuiu, na surdina para o desemprego no segmento
marítimo.
OS SINDICATOS MARÍTIMOS SABIAM E FICARAM CALADOS. PORQUE???
O argumento de que o cidadão peruano é mais barato é mentirosa e irresponsável. A contratação destes estrangeiros É LEGAL MAS É IMORAL. Mais um erro gravíssimo do Governo Federal. O investimento na construção de navios em estaleiros nacionais é em boa parte dinheiro do BNDES, DINHEIRO PÚBLICO, oriundo de impostos e repassados pelo Tesouro Nacional para gerar emprego, NO EXTERIOR.
O argumento de que o cidadão peruano é mais barato é mentirosa e irresponsável. A contratação destes estrangeiros É LEGAL MAS É IMORAL. Mais um erro gravíssimo do Governo Federal. O investimento na construção de navios em estaleiros nacionais é em boa parte dinheiro do BNDES, DINHEIRO PÚBLICO, oriundo de impostos e repassados pelo Tesouro Nacional para gerar emprego, NO EXTERIOR.
Agora,
esse mesmo Governo Federal que permitiu esse descontrole, QUER VENDER
PARTE DA FROTA DA TRANSPETRO PARA COBRIR O CAIXA QUE FOI DESVIADO.
A Operação Lava-Jato está aí para comprovar.
QUEM GANHOU DINHEIRO COM O DESEMPREGO DE MERCANTES BRASILEIROS????
Provavelmente,
serão os mesmos que ganharão muito dinheiro com o afretamento de navios
e tripulações estrangeiras para operarem NA COSTA BRASILEIRA,
CABOTAGEM. substituindo esses 23 navios que podem ser vendidos.
O desmanche da Frota Mercante Brasileira é um processo que acontece há muitos anos, mas nunca foi institucionalizado como agora.
Como não existe mobilização dos mercantes para nada me reservo o direito de aguardar coisas piores pela frente.
Como não existe mobilização dos mercantes para nada me reservo o direito de aguardar coisas piores pela frente.
Por Professor Alexandre Gomes//portalmaritimo.com/http://saladeestado.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário