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sexta-feira, 3 de abril de 2015

Transpetro quer vender 23 navios – Professor Alexandre Gomes comenta


Professor Alexandre Gomes
Ano passado publiquei um post informando dos sérios problemas na relação de profissionais marítimos formados e a absorção do mercado de trabalho. Naquela ocasião mencionei que a quantidade de profissionais se formando anualmente em TODAS AS CATEGORIAS seria um desastre para os mercantes.
Naquela ocasião informamos que a TRANSPETRO cumpria um papel desastroso.
Foi a TRANSPETRO que contratou vários estrangeiros sobretudo peruanos, para tripular embarcações de bandeira brasileira do REB, Registro Especial Brasileiro. Não são embarcações estrangeiras, são embarcações brasileiras com bandeira e registro brasileiro.
A Estatal TRANSPETRO está gerando emprego há mais de 2 anos no exterior desempregando brasileiros.
A contratação é permitida por legislação que se faça isso tendo em vista normas do REB brasileiro que de forma clara, menciona que apenas o Comandante e o Chefe de Máquinas devem ser cidadãos brasileiros nas embarcações de bandeira do REB.
O salário pago para esses estrangeiros sobretudo os cidadãos peruanos do Mercosul cobertos pela legislação nacional TEM QUE SER O MESMO À SER PAGO PARA O CIDADÃO BRASILEIRO POIS POSSUEM CARTEIRA DE TRABALHO BRASILEIRA. ESTÁ NA LEI.
O custo da folha de pagamento é o mesmo. Qual a vantagem então em se contratar esses estrangeiros??? QUEM GANHOU DINHEIRO ????
Com esse procedimento, e a omissão sindical (por alguma razão) a ESTATAL TRANSPETRO contribuiu, na surdina para o desemprego no segmento marítimo.
OS SINDICATOS MARÍTIMOS SABIAM E FICARAM CALADOS. PORQUE???
O argumento de que o cidadão peruano é mais barato é mentirosa e irresponsável. A contratação destes estrangeiros É LEGAL MAS É IMORAL. Mais um erro gravíssimo do Governo Federal. O investimento na construção de navios em estaleiros nacionais é em boa parte dinheiro do BNDES, DINHEIRO PÚBLICO, oriundo de impostos e repassados pelo Tesouro Nacional para gerar emprego, NO EXTERIOR.
Agora, esse mesmo Governo Federal que permitiu esse descontrole, QUER VENDER PARTE DA FROTA DA TRANSPETRO PARA COBRIR O CAIXA QUE FOI DESVIADO.
A Operação Lava-Jato está aí para comprovar.
QUEM GANHOU DINHEIRO COM O DESEMPREGO DE MERCANTES BRASILEIROS????
Provavelmente, serão os mesmos que ganharão muito dinheiro com o afretamento de navios e tripulações estrangeiras para operarem NA COSTA BRASILEIRA, CABOTAGEM. substituindo esses 23 navios que podem ser vendidos.
O desmanche da Frota Mercante Brasileira é um processo que acontece há muitos anos, mas nunca foi institucionalizado como agora.
Como não existe mobilização dos mercantes para nada me reservo o direito de aguardar coisas piores pela frente.
Por Professor Alexandre Gomes//portalmaritimo.com/http://saladeestado.blogspot.com.br/

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