Brasília, 03/02/2015 – O protótipo do KC-390 realizou seu voo
inaugural na manhã desta terça-feira (03/02), a partir da pista da
fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP). O voo durou uma hora e 19
minutos e ocorreu em uma área sobre fazendas do interior de São Paulo.
Nos comandos, estavam dois pilotos de teste da Embraer, entre eles, o
Coronel da reserva da FAB, Marco Oliveira Lima; e dois engenheiros de
voo da empresa. “O voo transcorreu normalmente”, afirmou o comandante.
"O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea
Brasileira. Da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um
papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro,
da pesquisa científica à manutenção da soberania", disse o comandante da
Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato. Ele assistiu à primeira
decolagem ao lado do presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado; do
vice-presidente executivo de Negócio de Defesa e Segurança, Jackson
Medeiros de Farias Schneider; e do ex-comandante da Aeronáutica,
brigadeiro Juniti Saito.
Com 35,20 metros de comprimento e capacidade para transportar até 23
toneladas de carga, o KC-390 é o maior avião já desenvolvido no Brasil.
Mais de 50 empresas brasileiras participam do projeto, que conta ainda
com a colaboração da Argentina, de Portugal e da República Tcheca.
Entregas em 2016
O voo inaugural é o início da fase de testes dos dois protótipos,
prevista para durar até o fim de 2016, quando começam as entregas. Em
maio de 2014, a Força Aérea Brasileira assinou o pedido de aquisição de
28 aeronaves.
Na FAB, os KC-390 deverão cumprir todas as missões atualmente realizadas
pelos C-130 Hércules, como transporte de tropas e de carga, lançamento
de paraquedistas, busca e combate a incêndios. Para isso, o avião deverá
ser capaz de pousar em pistas sem asfalto e operar em ambientes que vão
do frio da Antártica até o calor da Amazônia. O uso de turbinas a jato
permitirá alcançar uma velocidade de até 870 km/h. Já o antecessor não
passa dos 671 km/h.
O compartimento de carga terá 18,54 metros de comprimento, 3,45 metros
de largura e 2,95 de altura. O espaço é suficiente para acomodar
equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de
artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas. O blindado
Guarani, por exemplo, cabe dentro do compartimento de carga do KC-390.
Também poderão ser levados 80 soldados equipados em uma configuração de
transporte de tropa ou 64 paraquedistas ou 74 macas mais uma equipe
médica. O peso máximo para cargas é de 23 toneladas. Como reabastecedor,
o KC-390 será capaz de transferir combustível em voo para aviões e
helicópteros.
As 28 unidades para a FAB serão entregues ao longo de doze anos. Com
valor total de R$ 7,2 bilhões, o contrato prevê o fornecimento de um
pacote de suporte logístico, que inclui peças sobressalentes e
manutenção.
Força Aérea Brasileira (MD)/montedo.com/http://saladeestado.blogspot.com.br/
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