Hinos

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

AVCFN Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais - SR SP


Em 7 de Março de 1808, é criado o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), uma força integrante da Marinha do Brasil. O CFN é a unidade militar mais bem treinada e equipada das Forças Armadas Conhecidos como Combatentes Anfíbios, os Soldados da Liberdade, são rigorosamente selecionados e recebem um treinamento especial, um dos mais rigorosos do mundo. São preparados para combater no mar, na terra e no ar, sendo considerados Tropa de Elite. Em 4 de maio de 1972 é criada a Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN), com fim de reunir Fuzileiros Navais, da Reserva ou Reformados, mantendo unidos sob os mesmos ideais e espírito de corpo. AVCFN SR São Paulo dedica esse vídeo a todos os veteranos Fuzileiros Navais, e seus Associados.
 ADSUMUS!NOTA DO EDITOR(A Brigada Real da Marinha foi a origem do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil. Criada em Portugal em 28 de agosto de 1797, por Alvará da rainha D. Maria I, chegou ao Rio de Janeiro, em 7 de março de 1808, acompanhando a família real portuguesa que transmigrava para o Brasil, resguardando-se das ameaças dos exércitos invasores de Napoleão. Dizia o Alvará:
“  Eu, a Rainha, faço saber aos que este Alvará com força de lei virem, que tendo-me sido presentes os graves inconvenientes, que se seguem, ao meu Real Serviço, e à disciplina da Minha Armada Real, e o aumento de despesa que se experimenta por haver três corpos distintos a bordo das naus e outras embarcações de guerra da Minha Marinha Real, quais são os Soldados Marinheiros: sendo conseqüências necessárias desta organização, em primeiro lugar, a falta da disciplina que dificilmente se pode estabelecer entre os Corpos pertencentes a diversas repartições: em segundo, a falta de ordem, que nascem de serem os Serviços de Infantaria e de Artilharia, muito diferentes no mar do que são em terra: e ser necessário que os Corpos novamente embarcados aprendam novos exercícios a que não estão acostumados. Sou servida mandar criar um Corpo de Artilheiros Marinheiros, de Fuzileiros Marinheiros e de Artífices e Lastradores debaixo da Denominação de Brigada Real da Marinha...  ”

O batismo de fogo dos Fuzileiros Navais ocorreu na expedição à Guiana Francesa (1808/1809), com a tomada de Caiena, cooperando ativamente nos combates travados até a vitória, garantindo para o Brasil o atual estado do Amapá. Nesse mesmo ano, 1809, D. João Rodrigues Sá e Menezes, Conde da Anadia, então Ministro da Marinha, determinou que a Brigada Real da Marinha ocupasse a Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, onde até hoje os Fuzileiros Navais têm seu “Quartel-General”.
Ao longo dos anos, o Corpo de Fuzileiros Navais recebeu diversas denominações: Batalhão de Artilharia da Marinha do Rio de Janeiro, Corpo de Artilharia da Marinha, Batalhão Naval, Corpo de Infantaria de Marinha, Regimento Naval e finalmente, desde 1932, Corpo de Fuzileiros Navais (CFN).)
Fonte: AVCFN Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais - SR SP/http://saladeestado.blogspot.com.br/</div>
</div>



Nenhum comentário:

Postar um comentário