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segunda-feira, 22 de setembro de 2014

O papel estratégico dos cabos nas operações de pacificação

Em um mundo permeado pela tecnologia e velocidade na circulação das notícias, transformar a educação e o desenvolvimento da liderança dos cabos é de vital importância devido ao alto grau de complexidade do cenário em questão.
O ambiente em que opera a Força de Pacificação do Exército segue a grande tendência dos conflitos do Século XXI, o da assimetria entre as forças oponentes, e o contexto das operações é marcado pelas seguintes características:
• A Força de Pacificação, regularmente constituída, tem como forças adversas o crime organizado e as milícias que atuam na área;
• Os limites de atuação da tropa são definidos pela opinião pública e regras de engajamento rígidas;
• A velocidade da informação é enorme com disseminação de notícias em escala internacional;
• Dificuldade de processar o enorme volume de dados produzido;
• Necessidade de controle de danos (sobre civis e meio ambiente) durante e após as operações;
• Convivência com outros atores do estado;
• Campo de batalha não linear;
• Necessidade de controle de acidentes capitais topotáticos e do terreno humano (lideranças);
• Atuações de ONGs;
• Intenso questionamento de organismos de defesa dos direitos humanos;
• Grandes restrições legais;
• População segmentada (hostil, neutra e favorável);
• Níveis variáveis de intensidade das hostilidades;
• Onipresença na mídia e emprego de modernas tecnologias.
A principal instituição do crime organizado do Brasil é o Comando Vermelho, que também é o segmento dominante na região. Sua conexão com as Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (FARC) e postura agressiva face aos órgãos de Segurança Pública do Estado motivaram a famosa invasão e ocupação dos complexos de favelas pelas Polícias e Forças Armadas. Atuando totalmente descaracterizados, impuseram seu domínio sobre a população, valendo-se de justiçamentos de oponentes, resultando em clima de terror ao longo de três décadas de abandono pelo Estado.
As Milícias, formadas prioritariamente por policiais, bombeiros militares e agentes penitenciários, controlam uma pequena área dos complexos. Normalmente estabelecem taxas compulsórias de serviços de segurança, transporte alternativo, distribuição de gás de cozinha e TV a cabo clandestina.
Os remanescentes do crime organizado que permanecem na região são normalmente marginais que não possuem registro oficial de participação em ocorrências policiais e, embora alguns sejam identificados, são protegidos pela situação de normalidade e estado democrático de direito. Valem-se dessa situação para prosseguir disseminando ameaças, promover justiça e recrutar outros marginais.
Apesar dos vultosos investimentos realizados na construção dos teleféricos e áreas de lazer, os complexos de favelas do Alemão e da Penha ainda apresentam um enorme potencial de instabilidade devido às péssimas condições sanitárias da região, à ausência prolongada do Estado, ao contexto político e à possibilidade de interferência de líderes religiosos locais, políticos, crime organizado e imprensa. Muito falta ao Estado fazer para que aquela região possa chegar aos padrões mínimos de qualidade de vida.

Nas últimas décadas, tem sido realizado um esforço significativo na política externa do Brasil, visando ocupar um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. Nesse contexto, há mais de uma década o Brasil tem participado ativamente de inúmeras missões de Paz com destaque para as do Timor Leste, de Moçambique, Angola e principalmente para o Haiti.
Devido a diversas greves dos vários segmentos policiais brasileiros (Civil, Federal, Rodoviária Federal e Militar) nas últimas décadas, o mais alto escalão do Poder Executivo já percebeu que não pode comprometer a reputação do país e o sucesso de operações desse vulto, sendo ameaçado e chantageado por greves.
Por esse motivo, existe uma forte tendência que assistamos novas edições de Forças de Pacificação do Corpo de Fuzileiros Navais na ocupação de outras comunidades e que o controle e organização da segurança dos eventos seja realizado pelas FFAA. Dessa forma, será cada vez mais importante a qualidade dos cabos comandantes de escalão em todos níveis, mas permanecendo em nível crítico a formação e preparação dos líderes dos pequenos escalões.

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