Hinos

quinta-feira, 5 de março de 2015

Tudo sobre o Eclipse Solar Total do dia 20 de março de 2015

Preparem-se! O Eclipse Solar Total do dia 20 de março de 2015 já está chegando, e por isso, preparamos essa matéria especial para você tirar todas as suas dúvidas sobre esse belíssimo fenômeno natural, que ocorre quando a Lua oculta todo o disco solar e projeta sua sombra aqui na Terra. Se você chegou aqui com dúvidas sobre o Eclipse Solar do dia 20 de março, não se preocupe: essa matéria vai te ajudar a entender tudo sobre o fenômeno.Tudo sobre o Eclipse Solar Total de 20 de março de 2015
O eclipse poderá ser visto no Brasil? Qual será o horário? 

 

Como acontece um Eclipse Solar?

Diferente do eclipse lunar, que é quando a Terra se alinha entre o Sol e a Lua, o eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, em um alinhamento que faz com que a sombra da Lua seja projetada na Terra. Veja na imagem abaixo a diferença entre um eclipse solar e um eclipse lunar:


diferença entre eclipse solar e eclipse lunar


Que horas acontece o Eclipse Solar do dia 20 de março?

animação do eclipse solar total do dia 20 de março de 2015Como foi dito anteriormente, o Eclipse Solar Total acontecerá no próximo dia 20 de março de 2015, e começa às 07h41 UTC, terminando às 11h50 UTC.





O Eclipse Solar Total do dia 20 de março será visível no Brasil?

Infelizmente não. Veja que o Eclipse Solar começará às 07h41 UTC, ou seja, 04h41 pelo horário de Brasília. Nesse momento, o Sol ainda não terá nascido na América, e além disso, a sombra do eclipse será projetada no extremo do hemisfério norte. Mas não se preocupe, pois teremos uma transmissão ao vivo aqui em nosso site!


De onde o Eclipse Solar Total poderá ser visto?

A totalidade do eclipse solar do dia 20 de março só poderá ser vista nas Ilhas Faroé e em Svalbard, território norueguês no Mar da Gronelândia, porém, o Eclipse Solar será visto parcialmente em toda a Europa, norte da África, Oriente Médio e noroeste da Ásia. Veja na figura abaixo qual a porcentagem do disco solar que será eclipsado de acordo com cada localidade:

visibilidade do eclipse solar total do dia 20 de março de 2015
Porcentagem (%) da ocultação do disco solar depende de cada região. A visibilidade do eclipse depende também de condições climáticas favoráveis. Créditos: TimeandDate / tradução, edição: Richard Cardial

Em Lisboa, Portugal, o Eclipse Solar será visto parcialmente, e terá início às 07h59 no horário local, com o máximo às 09h01 e o término às 10h09. Para saber o horário que o eclipse poderá ser visto em cada localidade, clique aqui.





Transmissão ao vivo

Como de costume, o site Galeria do Meteorito vai disponibilizar a cobertura completa do Eclipse Solar Total do dia 20 de março de 2015, que será feita a partir das Ilhas Faroé, e você poderá acompanhar a totalidade desse eclipse solar no conforto de sua casa, no escritório, ou em qualquer outro lugar! Além disso, teremos ainda uma transmissão ao vivo das auroras boreais. Você não pode perder!

Curta nossa página do Facebook, assim você garante que não vai perder esse ou qualquer outro evento astronômico!
Fonte: http://www.galeriadometeorito.com/http://saladeestado.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário