Hinos

domingo, 12 de outubro de 2014

Faculdade CCAA fecha as portas e avisa alunos por e-mail





A Faculdade CCAA anunciou que fechará as portas no fim deste ano, quase uma década após sua inauguração, em 2005, no bairro do Riachuelo, na Zona Norte do Rio. Os 800 alunos da instituição, espalhados por seis cursos de graduação, foram comunicados da decisão através de um e-mail enviado na noite de quinta-feira. Na mensagem, a universidade justificou a medida alegando que o desempenho financeiro não permite a manutenção da qualidade de ensino. Os estudantes serão absorvidos pelas universidades UVA (Universidade Veiga de Almeida), Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso) e Centro Universitário Celso Lisboa.


— Cheguei em casa, olhei o celular e descobri que a faculdade ia acabar e que eu seria transferido compulsoriamente. Não houve nenhuma reunião, nenhum pronunciamento oficial — reclama Bruno Ribeiro, estudante do 4º período de Letras, acrescentando que se instalou um clima de incerteza e desânimo entre os universitários.
Thiago Soares, de 27 anos, que cursa o 4º período de Publicidade, critica o momento escolhido para informar os alunos sobre a resolução.
— Se tivessem comunicado um pouco antes, muita gente teria a oportunidade de se inscrever em vestibulares se preferisse — diz Thiago, que desabafa: — Fiquei completamente desmotivado para continuar o resto do semestre me dedicando a algo que vai acabar. Nem sei se vou conseguir aproveitar todos os meus créditos na próxima universidade, porque não sei quais disciplinas constam na grade curricular.
Consultado sobre o fato, o MEC (Ministério da Educação) informou que a solicitação de desativação dos cursos da Faculdade CCAA foi protocolado no dia 16 de setembro. A reitoria da universidade se recusou a comentar o assunto e informou, através da assessoria de imprensa, que o processo de transferência ficará inteiramente a cargo da instituição, sem custos ou burocracia para os alunos.
De acordo com a nota, as mensalidades serão equiparadas às da universidade de origem e os bolsistas — tanto os do Prouni quanto os que recebem o benefício por bom desempenho — terão o benefício transferido para a nova instituição. Os alunos que estão com a matrícula trancada poderão usufruir do mesmo processo de transferência conduzida. Os universitários concluintes do curso no final de 2014 receberão seus diplomas devidamente. A CCAA informou ainda que criou uma comissão para conduzir o processo de transferência e adotou um sistema de plantão, desde as 13h desta sexta-feira, para atender e prestar esclarecimentos aos estudantes.
As assessorias da UVA e da Facha confirmaram que foram procuradas pelo Grupo CCAA e aceitaram receber parte dos alunos. A assessoria do Centro Universitário Celso Lisboa não respondeu a tempo.
 
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/educacao/faculdade-ccaa-fecha-as-portas-avisa-alunos-por-mail-

Nenhum comentário:

Postar um comentário