Hinos

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Barca bate na hora de atracar, e passageiros passam duas horas à deriva aguardando socorro




Passageiro desce de corda durante o socorroPassageiro desce de corda durante o socorro Foto: Marcelo Carnaval
 Uma barca que seguia da Praça XV para Cocotá, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, bateu na plataforma ao tentar atracar na estação de destino, no início da noite desta quinta-feira. Passageiros tiveram que aguardar pelo socorro por quase duas horas, e só foi possível deixar a embarcação utilizando botes e cordas, com o auxílio do Corpo de Bombeiros.

— Quando a barca chegou e foi estacionar, o condutor perdeu o controle e foi batendo no cais, o que ajudou a parar. Se a maré não estivesse baixa, só ia parar dentro do estacionamento, acho que teria sido bem pior. Os funcionários pediram que a gente tivesse paciência e calma — contou a advogada Ilza de Souza Roberto, de 63 anos.
O acidente ocorreu com a barca Vital Brazil, que começou a circular há mais de 50 anos, em 1962. A embarcação tem capacidade para levar 2 mil pessoas e, de acordo com os usuários, estava cheia no momento da colisão. Ainda segundo esses relatos, houve muito corre-corre e confusão após a batida. Parte dos passageiros teriam preferido pular na Baía de Guanabara a aguardar o socorro.
— Éramos mais de mil pessoas, e nem os próprios funcionários sabiam informar ao certo o que seria feito. É uma situação revoltante — desabafou a assistente administrativa Ana Paula Barros, de 24 anos.


Botes parados ao lado da embarcação
Botes parados ao lado da embarcação Foto: Marcelo Carnaval
Por nota, a CCR Barcas, que administra o serviço, informou que “a embarcação Vital Brazil, na viagem de 17h30m, na linha Praça XV-Cocotá, durante a atracação abalroou no píer flutuante, impossibilitando o desembarque de passageiros”. De acordo com a concessionária, técnicos avaliaram as condições do local para decidir a melhor maneira de desembarcar.
“A concessionária acionou um plano de contingência para os passageiros que estavam na Praça XV, informando sobre o ocorrido e realizando a distribuição do cartão “Siga viagem”, que permite utilizar qualquer outro modal do transporte coletivo ou de massa. Preventivamente, os embarques para Cocotá estão suspensos”, concluiu o texto.
A Agetransp, agência reguladora responsável por fiscalizar a concessionária, comunicou que abriu um boletim para apurar as causas do acidente. Não há relatos de feridos.

Bombeiros acompanharam o resgateFonte: http://extra.globo.com/http://extra.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário