† RUBENS LEITE DE ANDRADE
Veterano da FEB
Ao entregar as medalhas em solenidades, o Veterano RUBENS assim se dirigia com sua voz possante aos condecorados:
“Eu, Rubens Leite de Andrade, mutilado de guerra ...”
Nao fora isso, poucos poderiam imaginar que aquele homem energico e decidido junto com outros bravos do seu Pelotão fôra vitimado pelas minas alemães, em um curto espaço de tempo, no ano de 1945.
Nascido em Campos – RJ, apresentou-se como voluntário ao III Batalhão/3o RI, da mesma cidade.
Na Itália foi incorporado ao 11o RI, como Sargento-Auxiliar do 1o Pelotão de Fuzileiros da 1a Companhia.
Aos 6 de março de 1945, atuava como esclarecedor a frente de uma patrulha, quando o seu pé direito tocou em uma mina antipessoal, sofrendo amputação traumatica da perna. Outros 8 soldados tambem foram atingidos entre a tarde e o anoitecer, até que o pelotão de minas conseguiu neutralizar os artefatos restantes e permitir a evacuação dos feridos, que aguardaram varias horas o atendimento. Rubens esteve mais de 1 ano em tratamento nos EUA, com um grande grupo de brasileiros. A retornar foi reformado e dedicou-se a luta pelos direitos dos ex-combatentes.
Recebeu entre outras as Medalhas Sangue do Brasil, Medalha de Campanha, Medalha de Guerra, Medalha de Guerra da Polônia, Medalha La Croix du Combattant de l’Europe.
Desde 1991 presidia a Associação dos Ex-Combatentes do Brasil–Seção Rio de Janeiro, tendo falecido no exercicio do cargo.
Que a sua alma se incorpore a corrente da vida eterna.
Texto e Foto: Israel Blajberg
Foto - Vet RUBENS ao centro, de terno escuro – 7 Set 2005
Nenhum comentário:
Postar um comentário